(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FHC apoia processo de impeachment de Dilma e diz que é reflexo da vontade popular

Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (19/03) revelou que o apoio ao impeachment passou de 60% em fevereiro para 68% em março


postado em 20/03/2016 12:31 / atualizado em 20/03/2016 13:00

"As ruas gritaram renúncia, fim, impeachment", afirma Fernando Henrique Cardoso (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) deu seu apoio ao processo de impeachment iniciado pelo Congresso contra a presidente Dilma Rousseff, afirmando que é um reflexo da vontade popular. "Foi isso foi o que as ruas gritaram" no 13 de março, quando três milhões de brasileiros participaram das manifestações anti-governo, afirmou FHC em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo. "As ruas gritaram renúncia, fim, impeachment", declarou.


Uma pesquisa do Datafolha revelou que o apoio ao impeachment passou de 60% em fevereiro para 68% em março.


Fernando Henrique Cardoso, de 84 anos, do PSDB, havia expressado dúvidas sobre a iniciativa do impeachment, e esperava que Dilma renunciasse por conta própria ao cargo, em "um gesto de grandeza". Mas sua postura mudou, depois de constatar "pouco a pouco a incapacidade evidente de funcionamento do governo e a resistência" de Dilma ao dar um passo ao lado, explicou o ex-presidente. "Agora penso que o caminho é o impeachment", completou.


O procedimento de impeachment está sustentado em acusação de manipulação das contas públicas. Se chegar até o fim, o processo será "tão doloroso quanto assistir ao desfalecimento da economia e da sociedade", argumentou FHC.

Crise política

O Brasil, a primeira economia da América Latina que recebe em agosto os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, está paralisado pela recessão e a crise política provocada pelo escândalo de corrupção da Petrobras.


No sábado, o senador Delcídio Amaral, que foi líder do PT no Congresso, acusou Dilma de ter se beneficiado do sistema de propinas multimilionárias montado em torno da petroleira estatal.


Segundo disse Delcídio à revista Veja, o esquema se montou sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), mas "Dilma herdou e se beneficiou diretamente deste sistema, que financiou suas campanhas eleitorais" de 2010 e 2014.


A Câmara dos Deputados realizou na última sexta-feira a primeira sessão das 15 previstas para que uma comissão especial de 65 deputados recomende a abertura ou o arquivamento do pedido de destituição contra Dilma.


A presidente é acusada de ter aumentado gastos sem a permissão do Congresso e de tapar buracos do orçamento com empréstimos de bancos estatais em 2014, o ano de sua reeleição, e no início de 2015.


Se um parecer favorável ao impeachment for aprovado por dois terços dos deputados e pela metade dos senadores, Dilma será afastada do cargo por um prazo máximo de 180 dias.


Finalmente, corresponderia ao Senado, por maioria de dois terços, pronunciar uma eventual destituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)