SIGA O EM

Lula entra em São Paulo com pedido de habeas corpus contra condução coercitiva

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 29/02/2016 20:49

Estado de Minas

Advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram nesta segunda-feira, no Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, com pedido de habeas corpus para impedir que ele seja conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos pessoalmente no Ministério Público do Estado de São Paulo sobre a participação na compra de uma cota de apartamento tríplex de Guarujá, em São Paulo.

O Instituto Lula confirmou o pedido de habeas corpus e disse que o ex-presidente já enviou as explicações por escrito e que, na atual fase do processo, é facultada a Lula a apresentação de esclarecimentos pessoalmente.

Em caso de ausência do ex-presidente no depoimento, marcado pelo promotor de Justiça, Cassio Conserino para a próxima dia quinta-feira, Lula poderia ser conduzido coercitivamente para prestar informações sobre a compra do imóvel.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente não considera Cassio Conserino, o promotor “natural” do caso. A defesa de Lula afirma que a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo prevê a necessidade de distribuição de representação criminal a um dos promotores de justiça da área.

“No caso concreto, não houve essa distribuição, como reconheceu o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em julgamento realizado no dia 23/02/2016. Os advogados do ex-presidente Lula e de D. Marisa farão o questionamento judicial sobre esse aspecto, o que é cabível segundo a própria manifestação do CNMP naquela oportunidade”, dizem os defensores.

Para os advogados, houve prejulgamento ou antecipação de juízo de valor da parte do promotor. “Em entrevista à revista Veja de 22/01/2016, o promotor de JustiçaCássio Roberto Conserino afirmou, de forma incisiva e peremptória, que iria denunciar o ex-presidente Lula e D. Marisa, embora o procedimento investigatório não estivesse concluído e não tivesse sido dada a eles a oportunidade de manifestação.”

 Com Agência Brasil
Tags: lula triplex
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Andrea
Andrea - 01de Março às 11:01
Votei nesse safado duas vezes pra nunca mais! Fico admirada de ver que ainda há brasileiros defendendo esse canalha! Só pode estar comendo no mesmo prato! Quem é honesto não foge de depoimento! Quem é honesto não precisa pressionar o Ministro da Justiça!
 
Carlos
Carlos - 01de Março às 10:13
Muito me admira o homem mais honesto do Brasil, querer escolher qual promotor de justiça deve interrogá-lo!!!!
 
Joaquim
Joaquim - 01de Março às 09:46
Quem pede essa proteção é porque deve, esta com mêdo e perto dos fatos serem descobertos. O proprio Procurador, não sei porque, já disse que houve um equívoco na condução coercitiva, fato estranho porque todos são iguais perante as Leis, independente de raça, religião, partido, posição social ou política. Aceitaram uma correspondencia feita pelos advogados, assim não dá, se fosse outro qualquer não aceitariam. Hoje o Lula é um qualquer, igual a todos, será pior se os fatos investigados forem comprovados.
 
ROBSON
ROBSON - 01de Março às 09:43
Esse safado sabe que a casa tá caindo, por isso esta correndo.
 
Tarcísio
Tarcísio - 01de Março às 09:20
E continua a perseguição a Lula, isso porque, como todo mundo sabe, a oposição se borra de medo dele ser candidato em 2018. E, com os candidatos que tem por aí, le ganharia em primeiro turno.
 
Altarimo
Altarimo - 01de Março às 08:50
Honesto???? Porque não vai e se apresenta espontaneamente???? É tão vagabundo, que nem sendo intimado, duas vezes, comparece para prestar esclarecimentos! DEVE, e DEVE MUITO!
 
Daniel
Daniel - 01de Março às 08:20
Para quem entende um pouquinho de direito sabe que é prerrogativa de qualquer Promotor de Justiça oferecer denúncia quando apurado o fato. No caso de Lula, este é igualzinho a nós pois, não detém cargo público qualquer. A defesa tenta alimentar sem sucesso o ego da militância. Já deu meus caros... A casa caiu e não sobrou nada!
 
Maria
Maria - 01de Março às 07:48
Lulatralha, seja homem. Se vc não deve , por tato medo em ser investigado . Não esqueça, vc é um cidadão comum e deve agir como tal. Mandou esclarecimento por escrito? Isto é querer demais.Se este cara não for preso, ninguém merece estar na cadeia também. Temos q ir para as ruas e acabar com estas regalias desse verme, que se acha acima das leis e do bem e do mal.
 
Andre
Andre - 01de Março às 05:12
Mas como essa criatura das trevas, que se intitula o mais honesto do mundo, tem medo e já antecede um pedido de habeas corpus. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Qual a picaretagem que ele só fala na pessoa jurídica e não física????