(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça manda empreiteira retomar obras de duplicação da BR-381

A paralisação no trecho já dura mais de um ano no trecho de influência da decisão tomada nesta quarta-feira


postado em 06/01/2016 20:40 / atualizado em 06/01/2016 20:55

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press.)

A empreiteira espanhola Isolux terá que retomar nesta quinta-feira as obras de duplicação da BR-381 nos locais compreendidos pelos lotes 1 e 2, entre Jaguaraçu e Governador Valadares, no Leste do Estado. As ações no trecho próximo a Valadares estão paralisadas há quase um ano, e a preocupação da Justiça Federal e do Ministério Público é que as ações finalizadas se deteriorem, caso continuem abandonadas indefinidamente. Desde agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa travam uma batalha por causa das paralisações nos 130 quilômetros de trecho.

A juíza Dayse Starling Lima Castro, da 2º Vara de Ipatinga, determinou também que a Polícia Militar (PM) acompanhe a retomada dos trabalhos para evitar protestos e interdições da pista. Desde dezembro, subempreiteiros da região que iniciaram as intervenções na rodovia em 2014 cobram o pagamento pelos serviços já entregues. Eles afirmam que a Isolux deve R$ 1,8 milhão e contratou outras empresas para reiniciar a duplicação sem quitar os débitos. Estas, porém, afirmaram, depois de uma reunião conjunta com as prestadoras de serviços anteriores, que não começarão as obras enquanto as dívidas não forem pagas.

O projeto de duplicação da BR-381 foi uma das obras mais atingidas pelos cortes de recursos para investimentos em 2015 devido à crise econômica e ao ajuste fiscal. No ano passado, o montante gasto com a obra representou menos de 5% do total previsto pelo governo federal. O trecho de 303 quilômetros entre a capital mineira e Governador Valadares, um dos mais perigosos no Brasil, foi dividido em oito lotes, sendo que até agora apenas um – entre Caeté e Barão de Cocais – está com obras em andamento. O restante ainda não saiu do papel ou foi paralisado no ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)