(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Decisão sobre o novo líder do governo no Senado deve ficar para ano que vem


postado em 01/12/2015 07:49 / atualizado em 01/12/2015 07:56

Brasília - A escolha do novo líder do governo no Senado deve ficar para janeiro. A possibilidade foi discutida nessa segunda-feira, 30, durante reunião entre os líderes da Casa e o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo). A ideia conta com a simpatia da presidente Dilma Rousseff.

Neste cenário, os quatro vice-líderes se dividiriam na função, com a ajuda do atual líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE). Na semana passada, o Palácio do Planalto chegou a anunciar que escolheria um novo nome para o posto no mesmo dia em que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso sob a acusação de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

A rapidez para tomar a decisão seria uma resposta para evitar a paralisação das votações no Congresso, especialmente as relativas às medidas do ajuste fiscal. O adiamento da escolha, por sua vez, passa pela dificuldade de encontrar um nome adequado para a função. Os atuais vice-líderes - Hélio José (PSD-DF), Paulo Rocha (PT-PA), Wellington Fagundes (PR-MT) e Telmário Mota (PDT-RR) - são considerados senadores com pouca influência sobre seus pares.

Outros nomes sondados, como o senador Blairo Maggi (PMDB-MT), não aceitaram o convite. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), o governo acertou ao adiar a escolha. Ele descarta que o novo posicionamento do Planalto tenha sido fruto da falta de opção. Para ele, a posição reflete o novo momento do governo Dilma, mais aberto ao diálogo e às demandas da base aliada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)