(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio lidera pesquisa do Datafolha; rejeição a Lula é de 47%

Senador do PSDB tem 31% das intenções de voto para o Planalto, à frente do ex-presidente (22%) e de Marina (21%)


postado em 28/11/2015 21:45 / atualizado em 28/11/2015 21:57

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) ganharia a eleição para a presidência da República caso a eleição fosse hoje, de acordo com pesquisa da Datafolha divulgada ontem. Aécio tem a intenção de voto de 31% dos entrevistados, seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 22%. Em empate técnico no segundo lugar está a candidata da Rede, Marina Silva, com 21% da preferência dos eleitores, em um primeiro cenário. Nele, estariam na corrida presidencial, ainda, Luciana Genro (PSOL), Eduardo Paes (PMDB) e Eduardo Jorge (PV). Luciana teria 3% dos votos e os outros concorrentes ficariam empatados com 2%. Em relação à pesquisa feita no primeiro semestre, Marina subiu três pontos. O senador tucano tinha 35% das intenções de voto no levantamento anterior.

A pesquisa também mostra que Aécio é hoje o nome mais competitivo da oposição. Num cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, Marina lidera com 28%. Lula tem 22% e Alckmin, 18%.
Em simulação de segundo turno contra Lula, Aécio venceria o ex-presidente. Segundo a pesquisa, Aécio teria a preferência de 51% dos eleitores, contra 32% para o petista. O levantamento indica que, em todos os cenários de segundo turno, Lula sairia derrotado, perdendo também para Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Marina Silva.

REJEIÇÃO A LULA

Os índices de rejeição apontados na pesquisa evidenciam desgaste político do PT. Dos entrevistados, 47% disseram que não votariam de jeito nenhum no ex-presidente Lula. O índice de rejeição de Aécio é de 24%. Michel Temer (PMDB-SP) ficou com 22%. Marina Silva e Geraldo Alckmin registraram rejeição de 17%.
O Datafolha fez 3.541 entrevistas em 185 cidades na quarta e na quinta-feira. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Estes dois cenários já haviam sido pesquisados pelo instituto no primeiro semestre. Na pesquisa realizada em novembro, foram levantados dados de outros dois.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)