(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PCdoB se reúne em BH e decide lançar candidato a prefeito da capital

O partido decidiu ainda lançar candidatura própria para as prefeituras de Betim, Juiz de Fora e Contagem


postado em 21/11/2015 19:00 / atualizado em 21/11/2015 19:15

Durante encontro estadual neste sábado, em Belo Horizonte, o PCdoB aprovou o lançamento de candidaturas da legenda em quatro dos oito maiores colégios eleitorais mineiros e que poderão ter segundo turno nas eleições do ano que vem. De acordo com o presidente estadual do partido, deputado federal Wadson Ribeiro, a legenda pretende ter pré-candidaturas próprias na capital, Betim, Juiz de Fora e Contagem, onde vai tentar a reeleição do prefeito Carlin Moura.

Em BH, o nome do partido é o do deputado estadual e atual secretário de Estado de Turismo, Mário Caixa. Em Betim, foi selado o nome do ex-vereador Geraldo Pimenta, hoje deputado estadual, e, em Juiz de Fora, o candidato poderá ser o próprio presidente do PCdoB mineiro. Na avaliação de Wadson, nem o PT nem o PMDB, duas principais forças atualmente no comando do governo de Minas e da Assembleia Legislativa, têm nomes naturais para a Prefeitura de Belo Horizonte, ao contrário do PCdoB, que, segundo ele, já tem um candidato que foi um dos parlamentaras estaduais mais bem votados no estado e, principalmente na capital, nas eleições passadas. “Nos entendemos que o Caixa é o candidato natural da base governista em Belo Horizonte”, afirma.

Em relação a Contagem, onde começam a aparecer divergências sobre uma composição entre PCdoB e PT na cidade, o deputado disse considerar “um ataque” uma possível ruptura entre as duas legendas. Em 2012, PCdoB e PT disputaram o segundo turno das eleições para Contagem e, derrotado, o PT chegou a ficar fora do governo e ir para a oposição durante um bom tempo. Recentemente, as duas legendas se acertaram e as conversas davam conta de uma aliança para as eleições de 2016.

Nos últimos dias, começaram a surgir pesquisas simulando uma disputa entre Carlin Moura e a deputada estadual Marília Campos (PT), que foi prefeita de Contagem por dois mandatos consecutivos e antecessora do comunista. E parte do PT de Contagem quer que a legenda lance candidatura própria. “Essa possibilidade é um grande ataque à aliança construída em Contagem com PT e PMDB, que hoje fazem parte do nosso governo.”

Sobre Betim, Wadson disse considerar legítimo que o PCdoB postule uma candidatura já que nem PT nem PMDB ocupam a prefeitura. “Em Betim, quem está no comando é o PSDB, um dos nossos principais adversários.” No entanto, na cidade, o PMDB também postula a candidatura, e o governador Fernando Pimentel é aliado do PHS, partido que faz oposição ao atual prefeito Carlayle Pedrosa e que pleiteia lançar candidato. Em Juiz de Fora, o comando atual é do PMDB, que vai disputar a reeleição com Bruno Siqueira. Mas lá, avalia Wadson, a situação é diferente, pois o PMDB não fez campanha para a eleição de Pimentel. Além disso, segundo ele, o PT até agora não se posicionou publicamente pela candidatura própria. “Se o PT lançar candidato podemos conversar, mas se o partido não for ter um nome, o natural é que nos apoie, porque nas duas últimas eleições nos o apoiamos”.

A legenda também vai lançar o deputado estadual Celinho do Sintrocel para o comando da Prefeitura de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Nas eleições municipais passadas, o PCdoB perdeu a disputa para o PT por uma pequena margem de votos (52,05% a 47,95%).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)