SIGA O EM

Cunha diz que PSDB é 'ingrato' e que oposição perdeu oportunidade do impeachment

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/11/2015 12:01 / atualizado em 12/11/2015 12:11

Agência Estado

Evaristo Sá
Brasília - Informado em "tempo real" sobre a entrevista coletiva da bancada do PSDB anunciando rompimento na manhã desta quinta-feira, 12, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), descarregou sua fúria sobre o vice-líder da bancada tucana, Nilson Leitão (MT).

Segundo testemunhas que presenciaram o encontro com o tucano, Cunha chamou o PSDB de "ingrato" e disse que a oposição jogou fora a oportunidade de ver aberto o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Leitão se encontrou com o peemedebista logo que o líder da bancada, Carlos Sampaio (SP), formalizou a intenção de pedir em plenário seu afastamento.

O vice-líder foi conversar com Cunha sobre a instalação da CPI da Funai, mas logo que abriu a porta foi "metralhado" com uma série de adjetivos negativos. Segundo as testemunhas, Leitão ouviu as reclamações e disse que ele deveria procurar o líder Sampaio. Na avaliação de Cunha, os tucanos foram ingratos porque a oposição nunca ganhou tanto protagonismo numa legislatura como agora.

A oposição foi contemplada com espaço na Mesa Diretora, com funções de destaques nas CPIs, com votações de interesse das bancadas oposicionistas e com um amplo palanque no plenário para atacar e derrotar o governo. Aliados de Cunha disseram que o peemedebista ficou "enfurecido" e "revoltado" com a postura do PSDB.

"O Eduardo Cunha reagiu com indignação. Achou um absurdo", revelou o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP). Paulinho disse que no almoço de terça-feira com o peemedebista, o PSDB teve uma postura diferente da anunciada nesta quarta. Agora ele já não sabe se Cunha anunciará mesmo nesta semana um novo rito para o processo de impeachment, como havia prometido. "Acho que foi mal (a ruptura) porque, no meu ponto de vista, abriram mão do impeachment. Jogaram o Cunha no colo do PT", avaliou Paulinho.

Os oposicionistas estavam insatisfeitos com a postura ambígua de Cunha sobre a abertura do processo contra Dilma. Segundo líderes de oposição, toda semana o peemedebista vinha apenas dando sinais de que poderia deferir o pedido de afastamento de Dilma, mas não dava um passo firme em direção a isso. "Ele sempre acena com a possibilidade", contou um oposicionista reclamando da "enrolação" do presidente da Câmara.

"O Cunha estava escolhendo o melhor caminho para se salvar. Chega na hora do Cunha decidir e o PSDB pula do barco? Entrega ele ao PT?", criticou um deputado próximo do peemedebista.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
edilson
edilson - 13 de Novembro às 10:19
Gostei do cometário sobre Moeda de Troca, tudo verdade. É a velha política do toma lá, dá cá. O que importa no Congresso nunca foi e nuca será o Povo, somente os interesses partidários, individuais deles.
 
ricardo
ricardo - 12 de Novembro às 19:49
que o PSDB é outro partido fisiológico não é novidade, basta ver o seu presidente, garoto de praia que se travestiu de homem sério mas que passa longe disto.... não é nem sombra da sombra do avô....
 
JATINIEL
JATINIEL - 12 de Novembro às 17:40
POR ACASO APOIO É MOEDA DE TROCA? CUNHA TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E SAIR FORA PRA CADEIA. OS INTERESSES DO BRASIL DEVEM SER RESPEITADOS, NÃO PODEMOS ACEITAR MOEDA DE TROCA. DOU O IMPEACHMENT SE ME TORNAR IMPUNE
 
Lucas
Lucas - 12 de Novembro às 16:56
ISSO É A MAIS PURA VERDADE O PRINCIPAL CULPADO É O RENAN.....
 
José
José - 12 de Novembro às 15:46
Oposição da direita é incompetente em todos os sentidos.
 
José
José - 12 de Novembro às 15:45
O TIRO SAIU PELA CULATRA, né Sr. Aécio Neves.
 
José
José - 12 de Novembro às 15:44
Bandidos misturado com bandidos, nunca tem final feliz.
 
Geraldo
Geraldo - 12 de Novembro às 15:31
A Batata do Cunha tá assando!
 
Roberto
Roberto - 12 de Novembro às 15:16
Oposição? Qual?
 
José
José - 12 de Novembro às 18:17
Desculpe Sr. Roberto pela falha. Do outro lado tem é um monte de IMBECIS.
 
mauricio
mauricio - 12 de Novembro às 13:48
Cunha, querendo salvar seu mandato e sua grana; o PSDB querendo o poder estão usando a "política do quanto pior, melhor!" Parabéns aos dois pelas atitudes que os beneficiam e, ao mesmo tempo, prejudicam a todos os brasileiros.
 
Vinícius
Vinícius - 12 de Novembro às 13:33
AHAHAHAHAHAHAHAHAH KAKAKAKAKA JAJAJAHAHAHAGAGAGALALALAKSJDHASHADFIDFIAFDIOUASNKF JAJAJAHAHAHAHAHAHAHHAHAH KKKKKKKKKKKKKKKKKK Cadeê a faixa "SOMOS MILHÕES DE CUNHAS"? HAHAHAHAHAHHA Acabou o golpe, tomara que deixem o país voltar a crescer agora.
 
Vinícius
Vinícius - 12 de Novembro às 13:32
hahahahha HAHAHAHAHAHAHAHAH Kkakakakaka kakakakak kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rarararararRARARARJAJAHAHAHAJAJAJAHHH hahahahahah "SOMOS MILHÕES DE CUNHAS!" HAHAHAHAHAHAHA NãoVaiTerGolpe!