(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes protestam em velório de ex-presidente do PT

José Eduardo Dutra, morto no domingo, vinha lutando contra um câncer de pele há cinco anos. Lula e outras lideranças do partido participam da cerimônia em BH


postado em 05/10/2015 10:14 / atualizado em 05/10/2015 15:05

Natural do Rio de Janeiro, ele se tratava na capital mineira para ficar com a família, que mora em BH(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)
Natural do Rio de Janeiro, ele se tratava na capital mineira para ficar com a família, que mora em BH (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)

O corpo do ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, morto na madrugada de ontem, aos 58 anos, é velado na manhã desta segunda-feira em Belo Horizonte. Dutra morreu em decorrência de um câncer de pele contra o qual lutava há cinco anos. O quadro do petista, que já se encontrava bastante debilitado, se agravou nas últimas duas semanas. Natural do Rio de Janeiro, ele se tratava na capital mineira para ficar com a família, que mora em BH. Depois de ser velado no Funeral House, até as 15h, o corpo dele será cremado no cemitério Parque da Colina.

Dentre os presentes no velório do também ex-senador estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao chegar, não falou com a imprensa. De acordo com a assessoria do PT, junto com Lula, chegaram Rui Falcão, presidente do PT, e o governador Fernando Pimentel. O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli também evitou a imprensa.

Em agosto, Lula aproveitou uma visita a Belo Horizonte para ver pela última vez Dutra. Em nota assinada pela esposa Marisa Letícia, Lula lembrou que Dutra foi o primeiro petista a presidir a Petrobras. “O Brasil perdeu um de seus mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador. Neste momento de tristeza e luto, lamentamos que uma trajetória brilhante tenha sido interrompida tão cedo”, afirmou o petista.
Ver galeria . 5 Fotos Manifestantes protestam em velório de ex-presidente do PTPaulo Filgueiras/EM/D.A/Press
Manifestantes protestam em velório de ex-presidente do PT (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press )

Zé Dutra estava afastado de cargos políticos desde fevereiro deste ano, quando se licenciou da diretoria corporativa e de serviços da Petrobras para tratamento de saúde. Nascido no Rio de Janeiro e geólogo de formação, ele passou a infância em Caputira e a adolescência em Caratinga, ambas na Zona da Mata mineira. O petista teve papel importante na primeira eleição da presidente Dilma Rousseff (PT), sendo um dos três coordenadores da campanha, junto com José Eduardo Cardozo e Antônio Palocci. Na mesma época, entre 2010 e 2012, Dutra presidiu o PT, deixando o posto já em função da doença. Foi presidente da Petrobras por dois períodos, de 2003 a 2005 e de 2007 a 2009. Sua carreira política foi construída no estado de Sergipe, que decretou luto oficial de três dias em função de sua morte e vai celebrar uma missa na ocasião do sétimo dia de falecimento.

Protesto Durante o velório, manifestantes contrários ao governo federal jogaram panfletos na porta com críticas ao PT e à presidente Dilma. A polícia vai investigar os responsáveis pelos panfletos, a partir da identificação do veículo usado neste ato. Deputados do PT informaram que vão ao Ministério Público denunciar por 'facismo' os responsáveis pelos panfletos.

O grupo também jogou outro panfleto, no qual uma montagem mostra uma foto da presidente Dilma Rousseff (PT) como se estivesse sentada em um vaso sanitário, e a frase "Só faz cagada". Abaixo, o número 7%, referência ao índice de aprovação do governo, e uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Fazer isso perante a família, perante a morte demonstra falta de caráter dessas pessoas", afirmou o secretário Nilmário Miranda.

Integrantes do Grupo Patriotas também foram ao local e exibiam cartazes contra o governo. Questionados sobre o protesto, os manifestantes disseram que "impróprio é ter amigo corrupto", em referência a Lula. "Fora Lula, fora PT. A nação está cansada de vocês. Uma pessoa corrupta que implantou o mensalão e o petrolão. Impróprio é o presidente corrupto estar aqui", disse o aposentado Cipriano de Oliveira, de 60 anos. Uma amiga de Zé Dutra se irritou com os manifestantes e gritou por respeito.

 

O líder de governo do PT na Assembleia, deputado Durval Ângelo, disse que a intolerância lembra o fascismo e o nazismo. "É o Brasil da intolerância, do ódio, que não respeita a dor da família", disse Durval, que reforçou a importância de José Eduardo Dutra. "Ele está vivo na história do PT e nos grandes ideais da democracia, da liberdade e da igualdade", disse.

O ex-deputado federal Virgílio Guimarães afirmou que atos de protesto fazem parte da democracia, mas classificou o conteúdo dps panfletos como "incitação ao crime". Segundo Guimarães, Zé Dutra deixou um grande legado ao país. "Sempre o admirei muito e tive um contato próximo. Funcionário de carreira da Petrobras, Dutra contribuiu muito para a empresa e a presidiu no melhor momento da companhia", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)