(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma, Pimentel e Lula lamentam a morte do companheiro de partido, José Eduardo Dutra

As principais lideranças do PT apontaram Dutra como um grande brasileiro e político, responsável pela revitalização da Petrobras


postado em 04/10/2015 12:37 / atualizado em 04/10/2015 14:13

Lula lamentou a morte do amigo e companheiro de legenda(foto: Ricardo Stuckert/PR - Reprodução do Facebook)
Lula lamentou a morte do amigo e companheiro de legenda (foto: Ricardo Stuckert/PR - Reprodução do Facebook)

As principais lideranças do PT lamentaram na tarde deste domingo a morte do ex-presidente do PT e da Petrobras, José Eduardo Dutra, falecido nesta madrugada em Belo Horizonte em decorrência de um câncer. A presidente Dilma Rousseff (PT) disse que o Brasil se despede de um “grande brasileiro”, seu “amigo e companheiro”. Também destacou a atuação política do petista como presidente do Sindicato dos Mineiros de Sergipe, dirigente nacional da CUT e presidente do PT.


Dilma afirmou em nota que ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e o povo. “Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou há pouco a morte do companheiro de partido. Em sua página no Facebook, postou uma foto ao lado do amigo, que disse ter sido essencial para a construção da Central Única dos Trabalhadores (Cut) de Sergipe, estado em que Zé Dutra fez carreira política.

Lula ressaltou ainda o papel do petista como o primeiro integrante do PT a presidir a Petrobras e responsável pelo “início do processo de revitalização” da estatal. “Escreveu seu nome na história presidindo o Partido dos Trabalhadores ao longo da eleição da primeira mulher presidenta do Brasil. Neste momento de tristeza e luto, lamentamos que uma trajetória brilhante tenha sido interrompida tão cedo, e transmitimos nossos sentimentos e toda nossa solidariedade aos familiares e amigos”, disse.


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse ter recebido com tristeza a notícia da morte de Zé Dutra e afirmou que ele é um quadro político que fará muita falta ao país. “Um homem afável, inteligente, cordial, um homem de bem. Eduardo Dutra parte deixando amigos em todos os setores da vida política e social do país”, afirmou, ao prestar sua solidariedade aos familiares.

Recentemente, ao visitar a capital mineira para um congresso da Central Única dos Trabalhadores (Cut), Lula esteve com Dutra, que já se encontrava bastante debilitado. O ex-presidente é esperado no velório marcado para esta segunda-feira (5) a partir das 10h no Funeral House, em Belo Horizonte. O Palácio do Planalto ainda não confirmou se Dilma também estará presente. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)