(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre, em Belo Horizonte, José Eduardo Dutra

Ex-senador e ex-presidente do PT, Dutra lutava contra um câncer. Corpo deverá ser cremado nesta segunda-feira


postado em 04/10/2015 10:38 / atualizado em 04/10/2015 12:06

José Eduardo Dutra(foto: Maria Tereza Correia/EM/DA Press)
José Eduardo Dutra (foto: Maria Tereza Correia/EM/DA Press)

O ex-senador e ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, morreu, aos 58 anos, na madrugada deste domingo. Dutra tratava de um câncer em um hospital de Belo Horizonte. Ele também foi presidente da Petrobras e da BR Distribuidora. Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

O velório ocorrerá no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira. Inicialmente marcado para as 10h deste domingo, o velório do ex-senador acontecerá nesta segunda-feira. "Foi um pedido da família", informa Leilane Ramos, funcionária da casa funerária. Dutra deverá será cremado no mesmo dia.

O Governo de Sergipe publicou nota lamentando o falecimento do ex-senador. Governador do estado em exercício, Belivaldo Chagas, determinou luto oficial de três dias e informou que irá mandar celebrar uma missa na ocasião do sétimo dia. "Um companheiro valoroso que deixa um legado de luta e de trabalho por Sergipe e pelo país nos importantes cargos que exerceu", declarou Chagas. Licenciado por conta de uma cirurgia, o governador Jackson Barreto disse que "por onde passou, Dutra orgulhou Sergipe e o Brasil."

Presidente do partido, Rui Falcão lamentou a morte do ex-senador em uma rede social. "Perdemos @zedutra13. Fará falta esse grande homem, companheiro e militante. José Eduardo Dutra, presente!" disse Falcão, pelo Twitter.

Outro políticos também usaram a rede social para lamentar a morte de José Eduardo Dutra. "Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e companheiro de luta, José Eduardo Dutra", comentou o senador Humberto Costa (PT-PE). "Nosso adeus a Jose Eduardo Dutra. Falecido nessa madrugada em MG. Deus conforte sua família", publicou a deputada-federal Benedita da Silva (PT-RJ). "José Eduardo Dutra, um grande Senador, um agente político de posições claras... um defensor de um país justo e altivo", disse o governador do Acre, Tião Viana (PT-AC).

Dutra foi presidente da Petrobras de janeiro de 2003 até julho de 2005 e da BR Distribuidora de setembro de 2007 a agosto de 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

O ex-presidente da Petrobras nasceu no Rio de Janeiro, mas desenvolveu sua vida política em Sergipe, Estado pelo qual foi eleito senador da República em 1994. Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). (Com Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)