(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito reassume cargo em Jaíba, após saída em 2013

Jimmy Murçia estava afastado do cargo desde novembro de 2013, depois de ser acusado de irregularidades na contratação de serviços de transporte escolar


postado em 31/08/2015 19:08 / atualizado em 01/09/2015 17:11

O município de Jaíba, no Norte de Minas, que em julho chegou ter dois prefeitos no mesmo dia, viveu uma outra situação inusitada nesta segunda-feira. O prefeito Jimmy Diogo Silva Murçia (PCdoB) reassumiu o posto, mas sem receber posse da Câmara Municipal e também sem transmissão de cargo. Eleito em 2012, ele foi afastado da chefia do executivo em novembro de 2013 e conseguiu retornar ao cargo por meio de decisão judicial.

Jimmy Murçia foi retirado do cargo pela Câmara Municipal, após a instauração de uma comissão processante para investigar denúncias de supostas irregularidades na contratação de serviço do transporte escolar. Mas, na última sexta-feira, o juiz da Comarca de Manga, Eliseu Silva Leite Fonseca, por meio de liminar, determinou o retorno imediato de Murçia ao comando da prefeitura. O magistrado considerou que a comissão processante da Câmara Municipal apresentou “vícios”, sendo articulada por um grupo de vereadores, sem dar defesa ao acusado.

Desde o afastamento do titular, em novembro de 2013, a prefeitura estava sob o comando do vice-prefeito Enoch Campos Lima (PDT). Em 20 de julho passado, os vereadores decidiram pelo afastamento de Enoch e chegaram a fazer uma sessão de posse do presidente da Câmara Municipal da cidade, Farrique Xavier da Silva (PSB). Na mesma ocasião, os vereadores promoveram uma “sessão de posse” de Farrique como prefeito. Mesmo com a “posse” do presidente da Câmara, Enoch não deixou a cadeira de prefeito. Ele obteve uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e continuou no posto.

Com a nova decisão judicial, Jimmy Diogo Murçia, convidou correligionários para uma solenidade na Câmara Municipal na manhã de ontem, que marcaria o seu retorno à chefia do Executivo. No entanto, a mesa diretora da Câmara não compareceu para oficializar o ato. No meio da tarde de ontem, acompanhado do seu advogado, Jimmy Murçia se deslocou até Manga (60 quilômetros de Jaíba), a fim de obter uma outra ordem do juiz Eliseu Fonseca, para garantir a sua entrada na prefeitura, diante da recusa da presidência da Câmara em lhe dar posse. Um grande número de pessoas (em torno de 500, segundo correligionários de Murçia), esperavam o retorno do prefeito para a posse, de fato. Chegou a ser solicitado até reforço da Polícia Militar de Janaúba para uma eventual necessidade do uso da força. Mas, no final da tarde, o prefeito entrou no prédio da administração municipal, sem dificuldades. Mesmo com a ausência de Enoch Lima, que refornou à condição de vice-prefeito, Jimmy Murçia reassumiu o comando do município. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o Enoch Lima e com o presidente da Câmara, Farrique Xavier.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)