(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMDB pode ter candidato a prefeito de BH com apoio de Pimentel

Sávio Souza Cruz é o nome que peemedebistas e petistas, incluindo o governador de Minas, vêm cogitando para disputar a Prefeitura de BH no ano que vem e fazer frente a tucanos e socialistas


postado em 02/07/2015 06:00 / atualizado em 02/07/2015 07:46


O PMDB pode ter candidato a prefeito de Belo Horizonte, e com o apoio do PT. O nome que vem sendo discutido é o do secretário de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz (PMDB), deputado estadual licenciado. O assunto já é tratado claramente dentro do PT e do PMDB e conta com o apoio de lideranças das duas legendas, inclusive com a simpatia do governador Fernando Pimentel (PT), do vice-governador Antônio Andrade (PMDB) e do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PMDB). A chapa poderia ter como vice um nome indicado pelo PT, invertendo a composição da disputa de 2012, quando o partido lançou Patrus Ananias (PT) a prefeito e Aloisio Vasconcelos (PMDB), a vice. Na época, o PMDB teve de abdicar da candidatura do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) à PBH, já aprovada em convenção, para compor com os petistas.

A avaliação é que o desgaste que o partido vem sofrendo nacionalmente pode afetar a disputa e facilitar a eleição do grupo liderado pelo senador Aécio Neves (PSDB), que deve fazer dobradinha com o prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), um dos principais cabos eleitorais dessa disputa. Depois de perder o comando do estado, o PSDB vai com tudo para as eleições do ano que vem para tentar reconquistar o poder em BH e evitar que o PT chegue à prefeitura. Um dos cotados para disputar a sucessão de Lacerda é o ex-governador e hoje senador Antonio Anastasia (PSDB). Nas eleições presidenciais, o PT também não teve um bom desempenho na capital. A presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu para Aécio no segundo turno por mais de 400 mil votos e Pimentel ganhou do candidato tucano, Pimenta da Veiga, no primeiro turno, mas com uma diferença de cerca de 29 mil votos apenas.

Sávio não foi o parlamentar mais votado na capital – esse título é do também postulante ao cargo de candidato a prefeito, deputado estadual licenciado e secretário estadual de Turismo, Mário Caixa (PCdoB) –, mas foi o segundo mais bem votado pelo PMDB no estado. Foi também um dos mais ferrenhos opositores dos governos de Aécio e de  Anastasia. Em 2008, ele chegou a participar da convenção para disputar a prefeitura, mas foi preterido por Leonardo Quintão. Em 2012, chegou novamente a ser cotado como candidato e depois como vice de Patrus, mas foi barrado pela direção nacional do PMDB por pressão do PSDB.

Uma das maiores resistências para sua candidatura hoje vem de parte do PT e dos partidos aliados que também cobiçam a vaga de candidato à sucessão de Lacerda. Do lado do PT estão no páreo os secretários de Planejamento, Helvécio Magalhães; de Ciência e Tecnologia, Miguel Correa Júnior; e o deputado federal Gabriel Guimarães. Pelo PCdoB, além de Caixa, cogita o posto a deputada federal Jô Moraes. Além de Anastasia, os tucanos têm entre seus pré-candidatos o deputado estadual João Vitor Xavier. O PSB pretende lançar o nome de Josué Valadão, atual secretário de Governo de Marcio Lacerda e braço-direito do prefeito desde quando ele atuava na iniciativa privada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)