(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governadores do Sudeste divulgam carta com propostas contra crise

Entre as propostas estão a criação de um fundo para investimento em obras de saneamento básico e a garantia do Governo Federal para empréstimo


postado em 30/06/2015 16:19 / atualizado em 30/06/2015 20:15

(foto: Carlos Magno)
(foto: Carlos Magno)

Reunidos durante quatro horas no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, os governadores do Sudeste divulgaram nesta terça-feira, uma carta com seis propostas para enfrentar a crise econômica e procurar frear a escalada do desemprego. Participaram do encontro os governadores Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais; Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo; Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo, o anfitrião Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Entre as propostas estão a criação de um fundo para investimento em obras de saneamento básico e a garantia do Governo Federal para empréstimo dos estados junto a instituições financeiras internacionais.

"A grande preocupação é com a retração da atividade econômica. Mais de 100 mil empregos por mês estão se perdendo e podemos chegar ao fim do ano com mais 600 mil desempregados. Acreditamos que é o momento de aproveitar a desvalorização do real para fazer um grande esforço de incremento nas exportações. Outro esforço deve ser para gerar obras de infraestrutura, logística e construção civil", afirmou Alckmin.

Uma das reivindicações dos governadores é que as Parcerias Público Privadas (PPPs) firmadas pelos Estados tenham as mesmas condições de financiamento do BNDES que as PPPs federais.

Pezão disse que os governadores vão a Brasília discutir uma pauta de votações com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e também pedirão uma audiência à Presidente Dilma Rousseff.

"Este é um somatório de sugestões. Ninguém quer fugir do grande esforço para nos adequarmos à situação e ajudarmos o Governo Federal. Mas estamos muito preocupados com emprego e renda", disse Pezão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)