(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estabelecemos uma agenda bilateral robusta, afirma Dilma, nos EUA

A presidente falou da intenção de ampliar os fluxos entre os dois países, dado o potencial das duas economias


postado em 30/06/2015 14:31 / atualizado em 30/06/2015 14:44

(foto: AFP PHOTO / SAUL LOEB )
(foto: AFP PHOTO / SAUL LOEB )

A presidente Dilma Rousseff afirmou que Brasil e Estados Unidos estabeleceram uma agenda bilateral robusta em áreas como comércio, tecnologia e inovação, além de ter reforçado diálogos em temas como meio ambiente e desenvolvimento, durante reuniões na noite desta segunda-feira, 29, e manhã desta terça-feira, 30, em Washington. "Queremos ampliar e diversificar as trocas comerciais e dobrar a corrente de comércio em uma década", disse, em declaração conjunta à imprensa ao lado do presidente norte-americano, Barack Obama, na Casa Branca. Desde o domingo, a presidente realiza uma visita de Estado aos EUA.

Dilma falou da intenção de ampliar os fluxos entre os dois países, dado o potencial das duas economias e ressaltou que a recuperação econômica dos Estados Unidos é importante para as economias mundial e brasileira e que o objetivo das conversas entre os dois chefes de Estado é construir condições para um relacionamento ambicioso entre os dois países. "No curto prazo, devemos reduzir burocracias, obstáculos não tarifários e outras restrições", apontou.

A presidente brasileira disse ainda que gostaria que a agenda prioritária estivesse centrada em dois temas: a convergência regulatória e a facilitação do comércio, por meio da harmonização de normas técnicas, por exemplo. Nesse sentido, Dilma citou a intenção de cooperação com escritórios de patentes dos EUA, já que eles têm impacto sobre investimentos para a incorporação tecnológica em produtos brasileiros.

Ainda nesta terça-feira, a presidente participa de almoço oferecido pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sede do Departamento de Estado. Na sequência, encontra-se com a ex-secretária de Estado, Madeleine Albright. Depois, a presidente vai à Câmara de Comércio americana para o encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos.

No início da noite, ela embarca para São Francisco, onde, nesta quarta-feira, 01, encerra as atividades de sua visita oficial. A visita de Estado deveria ter ocorrido em outubro de 2013, mas foi cancelada por Dilma depois da revelação do esquema de espionagem envolvendo a NSA, a agência de segurança nacional dos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)