(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de MG inicia auditoria em folha de pagamento para reduzir custos

Subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental, César Cristiano de Lima, disse, no entanto, que a redução de custos não ocorrerá por meio de demissões


postado em 30/06/2015 13:37 / atualizado em 30/06/2015 13:48

O subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), César Cristiano de Lima, informou que o início da auditoria na folha de pagamento estadual será a partir do mês que vem. "O 'pente fino' começará em julho ou no máximo até agosto. A ideia é diminuir os custos entre 3% e 5%, para ficarmos no limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", disse a jornalistas, durante o seminário "Conjuntura Econômica de Minas Gerais", organizado pela Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa e ensino vinculada à Seplag. O esforço, já anteriormente anunciado pela secretaria estadual da Fazenda, é uma das ações do governo em tentar diminuir as despesas estaduais.

No primeiro quadrimestre do ano, conforme Relatório de Gestão Fiscal do Primeiro Quadrimestre, a despesa de pessoal ficou em 45,2% da Receita Corrente Líquida (RCL), perto de 46,55%. Lima ressaltou que a redução de custos não ocorrerá por meio de demissões.

"Minas Gerais carece de mecanismos básicos de gestão, o que não há atualmente na folha. Nos três primeiros meses do ano fizemos o bloqueio de 20% dos cargos comissionados, dando alento à situação crítica nos custos com folha", declarou. Já o reajuste dos servidores estaduais da Educação, fechado no mês passado, era necessário, conforme o subsecretário, por conta de compromisso de campanha do governador Fernando Pimentel (PT) e pela defasagem de salários da categoria com relação aos outros Estados.

Outras ações


Segundo Lima, há outras ações em termos de melhorias de gestão que o governo está fazendo, como a elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). "Geralmente, o PMDI é feito para um horizonte de 20 anos, mas hoje a economia nacional e mundial não nos permite ter um prazo tão longo. Estamos elaborando um com um horizonte de três mandatos ou 12 anos e pretendemos entregá-lo à Assembleia Legislativa até o final do ano", falou.

O subsecretário explicou que algumas ações do PDMI atual - que engloba ações até 2030 - vão ser consideradas, mas que a ideia é ter um plano mais simplificado, com uma participação maior das diversas regiões do Estado. "Por meio dos 17 fóruns regionais estamos recebendo contribuições para o plano. O eixo sintetizador do PDMI é o desenvolvimento econômico social sustentável, com a diminuição das desigualdades regionais. Em volta dele há outros, como o desenvolvimento produtivo científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública e educação e cultura", declarou.

Além do PDMI, o governo já está elaborando também o Plano Plurianual de Ação Governamental (2016-2019) e o orçamento para 2016.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)