(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Habeas corpus pede que Lula não seja preso na Lava-Jato


postado em 25/06/2015 11:54 / atualizado em 25/06/2015 13:34

Imagem do protocolo com pedido de habeas corpus para o ex-presidente Lula
Imagem do protocolo com pedido de habeas corpus para o ex-presidente Lula

Um habeas corpus preventivo foi impetrado nessa quarta-feira (24) na Justiça Federal do Paraná em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido feito às 16h20 é para que ele não seja preso na Operação Lava-Jato, que investiga esquema de propina na Petrobras. O recurso se relaciona a investigação de lavagem de dinheiro e a um possível pedido de prisão preventiva.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou que o pedido foi impetrado pelo cidadão Maurício Ramos Thomaz, de Campinas. De acordo com o tribunal, qualquer pessoa pode entrar com esse tipo de recurso, não sendo necessário a representação de um advogado. Nas redes sociais, Maurício Thomaz exibe no álbum de fotos imagem da presidente Dilma Rousseff e participa da comunidade "Mexeu com Lula mexeu comigo".

Quem vai analisar o habeas corpus é o desembargador João Pedro Gebran Neto, da 8ª Turma do TRF-4. "Assim que houver decisão do desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator do processo, divulgaremos informações", informou o tribunal.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente soube do habeas corpus pela imprensa. "Não temos informação se foi uma pessoa de boa-fé ou um provocador da oposição tentando gerar um factoide", informou. A instituição reforça que nem o Instituto nem Lula são objetos de investigação na Operação Lava-Jato.

Em nota, também informou que o ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do habeas corpus. O Instituto Lula manifestou estranheza com o fato de que o senador Ronaldo Caiado (DEM), opositor ao governo federal, tenha sido um dos primeiros a divulgar o fato.

O senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, falou sobre o caso em sua conta no Twitter. Segundo Caiado, "alguém vazou para o Lula 'Brahma' que ele seria preso nos próximos dias". O parlamentar cobrou um posicionamento da Justiça do Paraná. 

O EM entrou em contato com o gabinete do juiz federal Sérgio Moro, a frente das investigações da Lava-Jato, e foi imformado de que o magistrado prefere não comentar o assunto.

O professor de direito processual penal do centro universitário Uni-BH, Renan Paulo Alves, explica que o habeas corpus é uma ação constitucional que pode ter caráter liberatório, quando requer a liberdade de alguém que esteja preso de forma ilegal, ou preventivo.


"O preventivo é pedido quando houver risco de a pessoa ser presa de forma ilegal", afirma. Segundo Alves, qualquer cidadão pode impretar um habeas corpus, mesmo sem o conhecimento de quem esteja sendo ameaçado de ser preso. "Já houve na história outros pedidos de habeas corpus até de forma jocosa", comenta.

Página do Facebook de Maurício Ramos exibe foto da presidente Dilma(foto: Facebook/Reprodução)
Página do Facebook de Maurício Ramos exibe foto da presidente Dilma (foto: Facebook/Reprodução)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)