(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidades mineiras lideram ranking de gestão fiscal

Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas aparecem no topo de índice que avalia relação receita/despesa das administrações municipais


postado em 18/06/2015 16:05 / atualizado em 18/06/2015 16:24

Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, municípios da Região Central de Minas, lideram o ranking de gestão fiscal divulgado nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo leva em conta dados da administração municipal, como arrecadação, investimentos em obras públicas, tamanho da dívida e gastos com servidores. As cidades vizinhas que receberam as melhores avaliações foram beneficiadas pelo projeto Minas-Rio, maior mineroduto de ferro do mundo, que ligará a região da mina da Anglo American ao Porto do Açu, no litoral fluminense.

O estudo se baseia em dados das próprias prefeituras entregues ao Tesouro Nacional, referentes a 2013. Segundo a Firjan, o índice aponta uma queda generalizada na gestão municipal devido ao cenário de desaceleração das receitas e redução nos investimentos. Apenas 18 das 5.243 cidades que entregaram seus dados ao Tesouro, receberam a nota máxima e foram consideradas como gestão em excelência. Outras 808 obtiveram conceito B, indicativo de uma boa gestão fiscal. A grande maioria das cidades registrou piora nos índices de gestão fiscal – 84,2%, ou 4.417 cidades, apresentaram uma situação fiscal difícil ou crítica.

“A situação das contas municipais preocupa. A dependência de transferências é crônica e o comprometimento com as despesas de pessoal cada vez maior, deixando as prefeituras a mercê da conjuntura econômica e política”, aponta o relatório. O estudo da Firjan destaca também a permanência de grandes desigualdades sociais e econômicas entre as regiões, que se estende à gestão fiscal. “Nitidamente, os municípios da parte de baixo do ranking estão concentrados na Região Nordeste, enquanto os municípios com as notas mais altas se concentram nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste”, diz o relatório.

(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)

(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press )
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)