(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF deve julgar no 2º semestre ação sobre ensino religioso na rede pública


postado em 15/06/2015 17:19

Brasília, 15 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira, 15, que acredita que o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o ensino religioso nas escolas da rede pública terá início no segundo semestre. Essa é a data prevista para que ele apresente o relatório da ADI. Caberá ao presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, definir a inclusão do tema na pauta para votação no plenário da casa.

A ação, proposta pela Procuradoria-Geral da República, questiona se o ensino religioso deve ser vinculado a uma religião específica (confessional) ou de forma laica, abordando apenas aspectos históricos. "O que há atualmente não é falta de regulamentação, mas uma divergência sobre a interpretação das normas vigentes", disse Barroso após o encerramento do ciclo da manhã de uma audiência pública realizada no STF sobre o tema. A audiência pública prossegue nesta tarde. A Constituição Federal prevê o ensino religioso no ciclo fundamental, mas não há nenhuma referência se ele deve ser confessional ou não. Atualmente, Estados decidem qual modelo preferem adotar.

Barroso afirmou ainda não ter uma posição definida sobre o tema do qual é relator. "Só chega a conclusão no fim. A questão é complexa. Embora a interpretação constitucional seja uma atividade técnica, uma decisão sobre o ensino da religião repercute sobre toda a sociedade e sobre sentimentos das pessoas em geral. Pretendo levar em conta o sentimento social majoritário", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)