(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vice-presidente do PSDB critica racha do partido na votação do distritão


postado em 27/05/2015 13:31 / atualizado em 27/05/2015 13:40

São Paulo - O vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de SP, Alberto Goldman, criticou o comando nacional do partido pela divisão dos deputados da sigla na votação da proposta do distritão, nessa terça-feira, 26, na Câmara. A alteração no sistema de escolha dos deputados era defendida pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas foi derrotada pela maioria.

"Na votação do distritão, que seria o tiro fatal não tão medíocre e nascente democracia brasileira, o PSDB deu 26 votos contra e 21 a favor." Nesse sistema, seriam eleitos os deputados e vereadores mais votados, sem considerar o número de votos recebido pelos partidos ou coligações, como é atualmente. A mensagem, divulgada em seu blog, terminou com uma ironia endereçada à cúpula do partido: "Foi uma bela demonstração de unidade e organização partidária."

Entre os tucanos favoráveis à proposta defendida por Cunha estavam o ex-líder da legenda na Câmara, Bruno Araújo (PE), e Arthur Virgílio Bisneto (AM). O distritão obteve 210 fotos a favor, mas precisava de 308, número mínimo para aprovar uma emenda à Constituição. O posicionamento de parte da bancada foi contra a orientação do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido.

Goldman não deve participar da próxima direção nacional do PSDB, que será escolhida em julho e deve manter Aécio na presidência. Tucanos ligados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, entretanto, terão mais espaço na cúpula da legenda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)