(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TJMG mantém cassação de prefeito de Mariana


postado em 27/05/2015 06:00 / atualizado em 27/05/2015 07:29

Por três votos a dois o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a cassação do prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB). Decretado inelegível em 2008 em segunda instância, o prefeito, que já tinha tido sua candidatura a deputado estadual barrada pela Lei da Ficha Limpa em 2010, conseguiu dois anos depois que o TJMG acatasse um recurso raríssimo de ser aceito nos tribunais de todo o país, batizado de ação rescisória, e suspendeu sua condenação. Com isso, disputou e venceu as eleições para prefeito da cidade. O julgamento da ação de ontem, que estava empatado em 2 a 2, foi decidido contrariamente ao prefeito pela desembargadora Hilda Teixeira da Costa, da Segunda Câmara Civil do TJMG. Cota ainda pode entrar com um embargos de declaração – recurso onde são pedidas informações sobre algum ponto considerado obscuro da decisão – que deve ser julgado em 10 dias. A partir daí, qualquer recurso para modificar a sentença tem de ser feito fora do cargo.

Caso seja mesmo afastado, pairam dúvidas sobre quem irá assumir a prefeitura. De acordo com advogados eleitorais consultados pela reportagem, o vice pode assumir até a decretação da nulidade da chapa de Cota pela Justiça Eleitoral ou pode ser empossado o presidente da Câmara Municipal , vereador Tenente Freitas (PHS), até a realização de novas eleições. A decisão será do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Cota não quis comentar a derrota. Por meio de uma nota, disse que recebe “com naturalidade e serenidade” o resultado do julgamento. “Mesmo respeitando os nobres magistrados que entenderam que o recurso não merecia prosperar, entendo que há uma grande injustiça neste caso, uma vez que a lei é clara quando define quando e como esta ação pode ser ajuizada. (…) Como cidadão me tranquilizo sabendo que, na minha eventual ausência, os trabalhos serão conduzidos pelo Vice-Prefeito Duarte Junior, pessoa da minha mais absoluta confiança. Para esclarecer qualquer dúvida, afirmo que continuo respondendo pela gestão da cidade de Mariana até posicionamento final do Poder Judiciário”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)