(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Executivo confirma cartel na CPI da Petrobras

O ex-vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, disse que o cartel era feito por grandes construtoras


postado em 26/05/2015 11:37 / atualizado em 26/05/2015 12:14

Brasília - Em depoimento à CPI da Petrobras, o ex-vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, confirmou na manhã desta terça-feira que havia encontros entre as empreiteiras e que o cartel lhe foi revelado por Dalton Avancini, ex-diretor-presidente da empresa.

O cartel era formado por grandes construtoras num momento em que a Petrobras era, em suas palavras, a grande contratante do país. "Mas não participei do evento (encontro do clube de empreiteiras)".

Leite citou a companhia Vale como exemplo e disse que a empresa adota práticas que evitam o "entendimento" no mercado. "Existem práticas que podem ser feitas que podem evitar que ocorram o ilícito", declarou.

Para ele, a existência de projeto de engenharia avançado evita irregularidades em empresas como a Petrobras. "Quando tem precisão de orçamento, não acontece nada de errado", afirmou.

O executivo contou que foi apresentado pelo empreiteiro João Auler ao doleiro Alberto Youssef dentro da Camargo Corrêa, situação em que ele estava acompanhado do ex-deputado José Janene (PP-PR). Eles haviam procurado a empreiteira para cobrar pactos e pagamento de propina. "Esses dois são agentes responsáveis pela áreas de Abastecimento", teria dito Auler a Leite.

Ele disse que não conhecia o passado de crimes de Youssef e que ele se apresentou como empresário. "Youssef era uma pessoa extremamente inteligente", comentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)