(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após reunião com Dilma, ministros deixam Palácio da Alvorada sem falar com a imprensa

Reunião discutiu o corte orçamentário, que deve ser anunciado até a próxima sexta-feira. Já é dado como certo que programas considerados vitrine da presidente, como o "Minha Casa Minha Vida" serão afetados


postado em 17/05/2015 19:59 / atualizado em 17/05/2015 20:08

Nenhuma palavra foi dita à imprensa na tarde deste domingo, depois da reunião dos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) com a presidente Dilma Rousseff, para discutir o corte orçamentário. Os ministros deixaram o Palácio da Alvorada, em Brasília, por volta das 19h20, depois de quase 4 horas reunidos.

O contingenciamento deve ser anunciado até a próxima sexta-feira, 22, trinta dias depois da sanção pela presidente do Orçamento aprovado no Congresso Nacional. O Ministério da Fazenda defende o corte de R$ 78 bilhões, em um esforço para compensar as perdas com as alterações nas medidas provisórias do ajuste fiscal e garantir o cumprimento da meta de superávit primário. Auxiliares palacianos, no entanto, consideram a proposta "ousada".

O setor público tem neste ano uma meta fiscal de R$ 66,3 bilhões, que é a economia que deve ser feita para pagamento de juros da dívida. Para cumprir essa meta, o Ministério da Fazenda defende um controle maior dos gastos. Os ministérios já fizeram um levantamento prévio dos projetos e áreas que poderão ser objeto de corte orçamentário, mas o número proposto pela Fazenda é muito mais "forte". Se a Fazenda sair vitoriosa nesse embate, o temor é de que muitos projetos em andamento sejam paralisados.

Ministros da presidente já se queixam nos bastidores com os efeitos do bloqueio, temendo paralisia das atividades do governo e o agravamento da crise econômica. Já é dado como certo que até mesmo programas considerados vitrine da presidente, como o "Minha Casa Minha Vida" serão afetados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)