(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem novo 'panelaço' durante propaganda partidária do PT

Moradores de diversos bairros foram para as janelas protestar. Alguns motoristas também fizeram buzinaço


postado em 05/05/2015 20:35 / atualizado em 05/05/2015 21:45

(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press )
(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press )

O horário gratuito de propaganda partidária do PT, exibido na noite desta terça-feira, provocou novo panelaço em alguns bairros de Belo Horizonte. Os moradores foram para as janelas e varandas dos prédios para protestar. O ato durou todo o período de exibição da peça em cadeia de TV e em alguns locais até mesmo após o fim do programa. As principais manifestações ocorreram nos bairros Santa Lúcia, São Bento, Santo Antônio, Mangabeiras, Anchieta e Sion, localizados na Região Centro-Sul da capital. Alguns motoristas também buzinaram pelas ruas desses bairros enquanto as lideranças petistas falavam.

Protestos ainda foram registrados nos bairros Castelo, na Região da Pampulha; Buritis, Nova Granada e Prado, na Região Oeste; e Coração Eucarístico, na Noroeste. Manifestações, mesmo que em menor intensidade, também foram feitas em bairros de outras regiões.

O protesto começou tímido, mas foi aumentando à medida que as lideranças do partido iam aparecendo no vídeo. Quando o ex-presidente Lula apareceu no vídeo, a intensidade com que as panelas eram batidas aumentou. A ação foi seguida também por gritos de “fora PT”.

No programa, apareceram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do partido, Rui Falcão. Como previsto, não houve participação da presidente Dilma Rousseff - ela apareceu brevemente nas imagens, sem identificação. Lula se posicionou contra a terceirização, enquanto Falcão anunciou que o partido vai expulsar militantes que forem condenados por "malfeitos". O programa também se dedicou a falar do ajuste econômico promovido pelo governo, comparando com crises passadas por quais passou o país.

O programa iniciou com faixas e cartazes com bandeiras históricas da legenda, como a luta contra a fome e por mais justiça social e seguiu com uma imagem ensolarada, ressaltando em texto que o país se tornou mais desenvolvido, mais justo e com mais oportunidades e direitos durante a gestão petista.

Pouco depois, o destaque foram as pautas de esquerda, contra a redução da maioridade penal e a favor da igualdade de gêneros - um recado claro contra os posicionamentos recentes do Congresso considerados conservadores -, contra a terceirização e a favor de direitos trabalhistas.

O ato desta noite foi incentivado por lideranças tucanas. O presidente estadual do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana, um dos principais aliados do senador Aécio Neves, postou mensagens nas redes sociais convocando um panelaço durante o programa  dos adversários.  (Com Agência Estado)

Veja vídeos do protesto:






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)