(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senador italiano diz que vai pedir revogação da extradição de Pizzolato

Senador alega que até ministro do Brasil 'prefere morrer' a ficar em prisão brasileira ao afirmar que vai pedir à Corte do país que reveja decisão de extraditar ex-diretor do BB


postado em 05/05/2015 06:00 / atualizado em 05/05/2015 07:39

Pizzolato recebeu na prisão a visita de seu defensor, Carlo Giovanardi
Pizzolato recebeu na prisão a visita de seu defensor, Carlo Giovanardi
O senador italiano Carlo Giovanardi, integrante da Comissão de Justiça do Senado do país europeu e do bloco partidário de centro-direita do Parlamento, disse que vai pedir a revogação da extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. O senador alega que as prisões brasileiras não têm condições adequadas e que o próprio ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, chegou a dizer que “preferia morrer do que cumprir a penalidade por anos em uma penitenciária brasileira”. A declaração foi dada por Cardozo em 2012, durante encontro com com empresários .

Giovanardi – que esteve com Pizzolato na prisão de Sant’Anna di Modena, Norte da Itália, onde ele está detido desde fevereiro – disse que vai solicitar ao Ministério da Justiça do país que reveja a decisão de mandar o ex-diretor de volta para o Brasil ainda este mês. Em nota publicada em sua página na internet, logo após o encontro com Pizzolato, o senador italiano destacou ainda que na Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde o brasileiro deve cumprir sua sentença, foram registrados em 2013 “dois suicídios, 14 homicídios, 30 mortes, 147 feridos e 109 lesões”.

Pizzolato, que tem dupla cidadania (brasileira e italiana), foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, estelionato e lavagem de dinheiro, no processo conhecido como mensalão, mas fugiu para Itália em 2013. Ano passado, foi preso pela Interpol portando documentos falsos do seu irmão, Celso Pizzolato, falecido em 1978.

“Encontrei Pizzolato bastante sereno na prisão, mas, obviamente, há uma preocupação sobre o que vai acontecer no futuro”, disse Giovanardi. Segundo ele, o julgamento do caso aconteceu de maneira “anormal”. “Os políticos condenados no Brasil já estão fora da prisão, enquanto os pequenos tiveram sentenças pesadas. E até mesmo os governantes brasileiros admitem que as prisões são insuportáveis.” A nota destaca ainda que no processo em que Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não houve possibilidade de apelação.

O senador esteve na prisão acompanhado do advogado do ex-diretor do BB, Alessandro Sivelli. A nota cita também uma declaração de Sivelli de que é “incompreensível” que o Parlamento do país aprove uma lei determinando que presos italianos no Brasil cumpram pena na Itália e que o governo aja de maneira oposta.

Logo depois que Pizzolato foi preso, o governo brasileiro pediu à Justiça italiana sua extradição. O pedido foi negado na primeira instância, mas acatado pela Corte de Cassação de Roma em fevereiro deste ano. Faltava ainda o aval do governo italiano, obtido no mês passado, para que ele fosse mandado de volta ao Brasil. Essa é a primeira vez que um cidadão com nacionalidade italiana será extraditado pelo governo do país europeu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)