(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coluna Baptista Chagas de Almeida


postado em 18/04/2015 00:12 / atualizado em 18/04/2015 13:25



Não tem fundo o poço da corrupção


Quando a maioria dos brasileiros acreditava que a corrupção no país tinha chegado ao fundo do poço com o escândalo da Petrobras, o Tribunal de Contas da União (TCU) declara que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) cometeu crime de responsabilidade fiscal ao usar dinheiro do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para mascarar o rombo das contas públicas.

A cifra é de impressionar: mais de R$ 40 bilhões. Mais de R$ 40 bilhões? Então, até onde pode chegar? No mercado, as operações dos três bancos são chamadas de “pedaladas fiscais”, um nome apropriado, porque elas contrariam a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A presidente Dilma Rousseff, acuada no Palácio do Planalto e em um silêncio ensurdecedor nos últimos dias, não consegue se livrar das denúncias de corrupção que alimentam praticamente todas as manchetes dos jornais. Nem é preciso falar sobre seus índices de rejeição nas pesquisas de opinião pública. Os fatos falam por si.

Relator do processo no TCU, o ministro José Múcio é taxativo: “Não tenha dúvida. Há um descumprimento da lei. Um banco público não pode emprestar dinheiro ao governo”. Como diz o ditado popular, se um é pouco, dois é bom, três, aí já é demais.

Para piorar, a oposição na Câmara dos Deputados já protocolou o pedido da CPI do BNDES, com folga nas assinaturas necessárias, que não podem mais ser retiradas. O que vai colocar no noticiário os empréstimos secretos concedidos pelo Brasil a Cuba e Angola. Estes, especialmente para os cubanos, podem chegar à casa de bilhões. Mas, quem sabe agora, que os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, fizeram as pazes e reataram relações diplomáticas, os americanos fazem uma graça e avalizam o empréstimo que os cubanos dificilmente pagariam.

Pega na mentira

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) é mesmo um ferrinho de dentista. Veja o que ele descobriu e postou nas redes sociais (veja vídeo): “Quem está mentindo? Na campanha eleitoral de 2014, a presidente Dilma disse com todas as letras que o BNDES não fez um empréstimo a Cuba porque o banco de fomento só faz negócio com empresas. Já o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou em audiência no Senado que o contrato foi sim realizado diretamente com o governo cubano. Afinal, quem a população deve ouvir? A verdade é essencial na democracia. É grave ter uma presidente que mente”.



Comando socialista


Deveria ter sido ontem o congresso do PSB em Belo Horizonte para a escolha do comando do partido em Belo Horizonte, que teria de ser homologado a posteriori pela executiva nacional da legenda. Como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), está viajando, os socialistas consideraram que seria uma indelicadeza realizar o encontro sem a sua presença, o que faz todo sentido. Lacerda deve voltar a BH ainda no feriado. Com isso, o PSB mineiro deve fazer o seu encontro para eleger a executiva estadual na quarta-feira, logo depois do feriado de 21 de abril. Podem aproveitar para rezar antes da convenção.

Caneta na mão


Não são apenas os líderes petistas no Congresso que falam grosso para as ruas e na Câmara dos Deputados e Senado tentam recuperar a base governista, ou melhor, da suposta base que já não existe mais, nas palavras de um parlamentar influente. A esperança do governo é a articulação política do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Embora o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que ganhou jantar a sós com a presidente Dilma Rousseff (PT), ainda não estão domados, a diferença de Temer é que o palácio tem a caneta e o Diário Oficial. E, além das emendas, as nomeações de segundo e terceiro escalões começam a sair.

Perícia médica


Quem comprou briga das boas na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados foi o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), por causa do projeto que trata de perícias médicas para aposentadorias especiais. Relator da proposta, o deputado Mandetta (DEM-GO) quer manter tudo como está, com um único perito. Barbosa briga por uma comissão multidisciplinar. E usa argumento irrefutável. Cita dois brasileiros que tenham a mesma doença. Um trabalha em escritório. O outro é pedreiro que tem que carregar pedra com o sol a pino. É a mesma coisa? Claro que não. Daí a necessidade de mais opiniões de outros profissionais de saúde.

Jeito tucano de ser


Está gerando grande polêmica no PSDB a intenção do comando do partido de promover intervenções nas executivas do Distrito Federal e de alguns estados, como Tocantins, Amapá e Sergipe, entre outros pelo país afora. A questão que está pegando é o motivo do diretório nacional, que justifica a medida de força pelo “desempenho insuficiente do partido nas eleições do ano passado, em especial, a presidencial”. Os atuais dirigentes do partido nesses estados, no entanto, estão resistindo bravamente contra a intervenção. Bem ao estilo tucano, o PSDB decidiu, então, abrir uma discussão interna sobre o assunto.

PINGA FOGO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou ontem da festa de inauguração de uma unidade da Cervejaria Itaipava na Região Metropolitana do Recife.

Calma, gente! Nada de fazer maldade com a notícia. Lula (foto) também esteve com o governador de Pernambuco, João Câmara (PSB), e fez questão de estar também com a família do saudoso Eduardo Campos (PSB).

É, este país está mesmo virado. O Procon da Assembleia Legislativa constatou alta nos preços de produtos que estão em plena safra. É isso mesmo, o contrário do que o esperado.

Mas a grande distorção apurada pelo Procon da Assembleia é que os produtos em plena entressafra estão mais baratos, contrariando a lógica da economia. Vá entender...

Diante de tantas denúncias contra o governo Dilma, os petistas decidiram que a melhor defesa é o ataque. E, enquanto atacam a grande mídia, usam blogueiros para atacar tucanos e democratas, entre outros partidos de oposição.

O PT estava tendo muitas dificuldades para encontrar um substituto para o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, porque ele teria de assinar as contas do antecessor. Mas apareceu um abnegado. O ex-deputado Márcio Macedo (PT-SE) foi para o sacrifício.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)