(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente do STF será o orador da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência

Ricardo Lewandowski será o orador do evento deste ano do governo de Minas, no dia dia 21 de abril, que reconhece pessoas e entidades que colaboraram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil


postado em 16/04/2015 13:33 / atualizado em 16/04/2015 13:44

(foto: Fellipe Sampaio/STF/SCO )
(foto: Fellipe Sampaio/STF/SCO )

O presidente do Supremo Tribuna Federal (STF), Ricardo Lewandowski, foi escolido pelo governo de Minas para ser o orador, na próxima terça-feira (21), em Ouro Preto, da 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência a personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.  Discursarão também o prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, e o governador Fernando Pimentel.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção e desenvolvimento do estado. É a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A entrega é anual.

Cerimônia

Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o primeiro ato do governador é assinar o ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto. Será realizada homenagem a Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento do mártir da Inconfidência.

A tocha da liberdade é trazida de São Lourenço pelos Cavaleiros da Inconfidência. A cavalgada foi iniciada em 23 de março, após a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Antes de chegar a Ouro Preto, os cavaleiros passaram por Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

O Hino Nacional Brasileiro é cantado por um coral formado por cerca de 1.500 vozes de diversas partes de Minas Gerais. A pira da liberdade fica acesa por 24 horas.

Nos últimos 10 anos, a cerimônia já rendeu homenagens a diversas personalidades brasileiras e estrangeiras, como a presidente Dilma Rousseff (2011), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003), o arquiteto Oscar Niemeyer (2007), Maria Estela Kubitschek (2006) e o ex-presidente de Portugal Mário Soares (2005).

Com Agência Minas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)