(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercadante responde Renan e diz que governo dá 'autonomia operacional' ao BC


postado em 01/04/2015 20:49

Brasília, 01 - O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, rebateu nesta quarta-feira, 1, as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a formalização da autonomia do Banco Central, alegando que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontraram o caminho da "autonomia operacional" do BC.

"A independência do Banco Central é o ajuste dos ajustes. É isso que vai sinalizar no sentido da previsibilidade, da segurança jurídica, da política monetária. Essa é uma discussão que não podemos sonegá-la, de forma nenhuma, no Parlamento", disse Renan Calheiros nesta quarta-feira, um dia depois de o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Questionado sobre as declarações do peemedebista, Mercadante respondeu que a autonomia do BC vem sendo discutida "desde que eu me lembro como gente". "Cheguei como parlamentar em 1990. Há 25 anos esse tema está na pauta. O governo do presidente Lula e da presidente Dilma encaminharam o caminho, que é a autonomia operacional do BC", comentou o ministro, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

"Nunca houve nenhuma mudança, nenhuma intervenção (do governo) a essa estabilidade que é fundamental para a gestão do Banco Central, que é a autonomia operacional. Ele (presidente do BC) monta equipe, o Copom toma sua decisão, publica na ata, tem total transparência", disse o ministro.

Mercadante elogiou o trabalho do presidente do BC, Alexandre Tombini, a quem chamou de "um profissional altamente qualificado, que desenvolveu em organismos multilaterais", como o Fundo Monetário Internacional (FMI).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)