(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marcio Lacerda diz que PBH cortou editais para patrocinar eventos diversos na capital

De acordo com o prefeito, 2015 e 2016 serão anos difíceis e, portanto, se viu obrigado a cortar gastos para fazer frente a despesas fixas da prefeitura - folha de pagamento e custeio da máquina


postado em 23/02/2015 10:48 / atualizado em 23/02/2015 13:34

Prefeito Marcio Lacerda disse que crise econômica do país atingiu a gestão da prefeitura(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Prefeito Marcio Lacerda disse que crise econômica do país atingiu a gestão da prefeitura (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), disse nesta segunda-feira, em entrevista a Rádio CBN, que a prefeitura se viu obrigada a suspender editais para patrocinar diversos eventos na cidade. Lacerda informou ainda que no próximo mês apresentará aos vereadores da Câmara da capital relatório sobre as finanças do município. Ele adiantou que teve que reduzir também o orçamento em todas as áreas por que 2015 e 2016 serão anos de "dinheiro curto" em função da crise econômica - nesta segunda-feira, boletim Focus do Banco Centraal, divulgado toda semana, divulgou expectativa do mercado financeiro de retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

O prefeito de Belo Horizonte lembrou o fraco desempenho do PIB já no ano passado, de 2,49%, resultou em um repasse menor da União para pagamento de serviços e obras na capital. Segundo ele, a cota do muncípio no bolo da arrecadação da União ficou abaixo da índice a inflação em 2014. "Foi de 4%, enquanto a inflação ficou em 6,5%", atestou Lacerda.

Por causa da crise econômica no país, insistiu o prefeito, ele não tem outra saída senão cortar gastos para dar conta das despesas fixas da prefeitura - folha de pagamento e custeio da máquina pública. Apesar disso, ele destacou que alguns investimentos em obras e serviços podem não ser afetados em função de financiamentos externos. Entretanto, fez uma ressalva, que esses recursos dependem do aval da União para serem concretizados.

Candidato ao Senado


O prefeito Marcio Lacerda disse também que é cedo para tratar das eleições municipais de 2016 - ano do próximo pleito para a escolha de vereadores e prefeitos em todo o país. Lacerda disse que pretende dar mais atenção ao assunto a partir do final deste ano. Até lá, disse que continuará conversando com os partidos aliados para encontrar um candidato para a disputa que atenda "ao perfil do eleitor médio de Belo Horizonte".

Lacerda disse também que ao deixar a prefeitura, em 1º de janeiro de 2017, não pretende retomar as atividades de empresário. Mas não descartou voltar a disputar um cargo público. "Quem sabe candidato ao Senado?", deixou Lacerda a pergunta no ar, se referindo  ao ano eleitoral de 2018, quando haverá eleição para presidente, governadores, deputados e senadores .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)