(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara tem sábado movimentado em véspera de eleição para comando da Casa

Quatro deputados estão na disputa: Arlindo Chinaglia (PT-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e Júlio Delgado (PSB-MG)


postado em 31/01/2015 16:20 / atualizado em 31/01/2015 16:57

(foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputado)
(foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputado)

Deputados, cabos eleitorais, assessores parlamentares e jornalistas deixaram movimentados os corredores da Câmara dos Deputados neste sábado, véspera da posse dos eleitos no ano passado e também da eleição da Mesa Diretora. Todos estão de olho na eleição, marcada para este domingo, às 18 horas. Estão previstas reuniões na Câmara e fora, com direito a almoços e jantares com os candidatos. Cabos eleitorais de alguns candidatos estão posicionados nas principais entradas para conseguir a adesão de mais eleitores.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), definiu a eleição do novo presidente da Câmara como a "batalha central" para o futuro do País. Segundo ela, nessa disputa, cada segundo é importante. "Às vezes, a eleição da Mesa se define apenas no último segundo", disse. O PCdoB apoia o candidato do PT, Arlindo Chinaglia.

O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) explicou que hoje serão realizadas reuniões a cada hora para tentar convencer os deputados. "São 513 que votam, e cada voto é importante", disse. Seu partido endossa a candidatura do peemedebista Eduardo Cunha.

Até agora, quatro deputados estão na disputa: Arlindo Chinaglia (PT-SP); Chico Alencar (Psol-RJ); Eduardo Cunha (PMDB-RJ); e Júlio Delgado (PSB-MG). Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa ter maioria absoluta dos votos. Se os 513 votarem, serão necessários 257 votos para garantir a eleição na primeira disputa. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno entre os dois mais votados, e o que receber o maior número de votos será eleito.

Além do presidente, serão eleitos amanhã dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, que compõem a Mesa Diretora. Os nomes dos candidatos a esses cargos, no entanto, serão definidos apenas neste domingo, já que os cargos são designados aos partidos de acordo com o tamanho da bancada.

Parlamentares novatos e reeleitos também vieram à Casa para receber botons identificadores e participar de um seminário realizado pela Câmara. Cada um recebeu credenciais e um kit com informações sobre a Casa, Regimento Interno, Constituição e outras publicações. Os novatos participam de reuniões de boas-vindas dos partidos e também entram em contato com lideranças da Casa.

 Com Agência Câmara


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)