(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senadores e deputados tomam posse no próximo domingo

A posse dos eleitos em outubro passado e a eleição da Mesa Diretora para comandar os trabalhos legislativos estão marcadas para o próximo domingo (1º)


postado em 30/01/2015 10:10 / atualizado em 30/01/2015 11:02

Senadores e deputados eleitos em outubro passado tomam posse no próximo domingo (1º). No Senado e também na Câmara, após a solenidade de posse haverá sessão em plenário para eleger os presidentes e os demais membros das mesas diretoras das duas casas legislativas, responsáveis por comandar os trabalhos no biênio 2015/2016.

No Senado, a Mesa Diretora é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, todos com funções definidas pelo Regimento Interno. A escolha ocorre em votação secreta. Caso exista só um candidato, o voto poderá ser dado por meio do painel eletrônico, se houver entendimento do plenário. Havendo mais de um candidato, a votação utilizará cédulas de papel.

Até agora, apenas o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou oficialmente sua candidatura à Presidência do Senado. Ele poderá ter como adversário o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado.

Câmara

Na Câmara, dos 513 que tomam posse no próximo domingo (1º), 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novatos. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas.

Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

Quatro parlamentares anunciaram oficialmente candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), com apoio do PT, do Pros, do PCdoB e de parte do PR e do PSD; Chico Alencar (Psol-RJ), candidato oficial pelo Psol; Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiado por PMDB, PTB, Democratas, Solidariedade e PSC; e Júlio Delgado (PSB-MG), com apoio do PSB, do PSDB, do PV e do PPS. Os nomes para os demais cargos devem ser definidos na reunião de líderes de domingo.

Assembleia de Minas

Em Minas, os 77 deputados eleitos em outubro passado também tomam posse no próximo domingo ( 1º) e elegem o presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre as autoridades com presença confirmada, estão o governador do Estado, Fernando Pimentel, e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.

Estão sendo esperadas para a reunião cerca de 1,1 mil pessoas, entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, reitores de universidades e familiares dos deputados. A entrada dos convidados, a partir das 13 horas, será feita pela Rua Rodrigues Caldas, 30. Haverá um local reservado para prefeitos e presidentes das câmaras no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área externa do prédio principal da Assembleia, contígua ao Salão Nobre. No local, toda a cerimônia será exibida ao vivo no telão do Memorial do Legislativo. No Plenário, ficarão as demais autoridades e os familiares e convidados dos deputados.

Com informações das agências Senado, Câmara e Assembleia Legislativa de Minas Gerais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)