(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PSB formaliza apoio ao governo Rui Costa (PT) na Bahia


postado em 26/01/2015 18:31

São Paulo, 26 - A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou nesta segunda-feira, 26, de solenidade para formalizar a entrada do PSB na base do governador Rui Costa (PT). O evento foi realizado na sede do governo baiano, com presença do governador e do vice, João Leão (PP).

No discurso, Lídice, que é também líder do PSB no Senado, ressaltou a relação histórica com o PT, "que vem desde a nossa luta contra a ditadura militar". Ela elogiou também a "competência" e a vitória "expressiva" de Rui Costa, que venceu a eleição no Estado em primeiro turno. Ainda com Eduardo Campos vivo, Lídice aceitou a missão de ser a candidata de terceira via na disputa pelo governo baiano e acabou derrotada, com apenas 6,6% dos votos válidos. O petista alcançou 54,5%.

A senadora é uma das principais forças a tentar levar o partido de volta à base do governo em nível nacional. No segundo turno das eleições presidenciais, foi contra a decisão da Executiva Nacional do PSB e apoiou a reeleição de Dilma Rousseff (PT) em vez da candidatura do tucano Aécio Neves. Em 2010, quando se elegeu senadora, ela compôs a chapa com o governador petista Jaques Wagner.

Hoje, o partido sustenta nacionalmente a posição de independência no Congresso Nacional, mas o PSB tem vozes dissonantes. No Senado, especialmente, há uma pressão para um realinhamento com o PT. Mas o PSB em Pernambuco e em São Paulo, com as alas majoritárias, mantêm o partido no campo da oposição.

Na sua conta na rede social Twitter, Lídice comentou nesta tarde a composição com o PT no Estado. "Vamos apresentar a @costa_rui contribuições em diversas áreas, uma vez que tivemos programas de governo parecidos", postou mencionando o perfil do governador. Em outra mensagem, ela destacou que a entrada no governo não foi feita objetivando cargos: "Nossa reaproximação com o governo de @costa_rui não se dá por cargos, mas por um projeto político".

Ainda assim, ficou estabelecido que o PSB terá participação no governo baiano. O partido indicou o ex-secretário de Turismo Antonio Carlos Tramn para assumir o comando da Junta Comercial. A Defesa Civil será assumida pelo secretário-geral do PSB na Bahia, Rodrigo Hita, e o partido terá também a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado (Fabesb), em indicação ainda a ser definida.

As conversas para que o PSB voltasse a integrar o governo do PT na Bahia vinham desde o fim do ano passado, antes de Rui Costa assumir o cargo.

Também pelo Twitter, a ex-ministra e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) parabenizou a senadora pela "postura política" voltada para a "unidade da esquerda". Segundo a petista, essa posição é importante para o Estado e para o Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)