(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FAB diz que pilotos do avião de Eduardo Campos não tinham formação específica para o modelo

As investigações parciais mostram que não existe evidência de falha da parte material nas causas do acidente.A partir de agora as análises vão se concentrar sobre o fator operacional e o fator humano para verificar as causas da queda


postado em 26/01/2015 17:35 / atualizado em 26/01/2015 19:22

Os destroços do avião que estava Eduardo Campos e outras seis pessoas caiu nas proximidades do aeroporto de Santos, no litoral paulista
Os destroços do avião que estava Eduardo Campos e outras seis pessoas caiu nas proximidades do aeroporto de Santos, no litoral paulista

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou na tarde desta segunda-feira os primeiros resultados das investigações sobre a queda do avião que matou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e outras seis pessoas. As investigações realizadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), apontam que o avião fez um trajeto diferente do previsto na carta de voo e que os pilotos não realizaram cursos de formação específica para a aeronave modelo Cessna 560 XLS+. O Cenipa ainda descartou que a aeronave tenha se chocado com algum drone ou pássaro durante o voo. A hipótese de fogo na aeronave também foi afastada. O avião com o candidato à Presidência caiu na tarde do dia 13 de agosto de 2014.

Conforme tenente-coronel Raul de Souza, responsável pelas investigações, a qualificação do piloto e do co-piloto para comandar aquele modelo gerou dúvidas nos técnicos do Cenipa, que fizeram uma consulta à Agência Nacional de Avião Civil (Anac). Até o momento, a agência ainda não se posicionou sobre o questionamento. Apesar disso, o tenente-coronel afirmou que o comandante precisava de um treinamento de diferença e que o copiloto precisava ter feito um curso completo para pilotarem o avião. "Os pilotos não tinham o treinamento necessário para o avião", afirmou.

Ainda segundo os técnicos que trabalham para apurar as possíveis causas da queda do avião, no momento ainda não é possível dizer que houve falha humana como fator contribuinte."A gente não pode afirmar que houve falha humana, ainda", afirmou o tenente-coronel Raul de Souza, que coordena os trabalhos. As investigações ainda não tem data para serem concluídas, segundo ele.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Raul de Souza, os destroços apontam que o trem de pouso da aeronave estava recolhido no momento da queda. Além disso, as evidências mostram que a aeronave não caiu de cabeça para baixo.

Outro ponto destacado pela FAB, é que a aeronave estava com uma inclinação de 38 graus próximo do momento da queda, sendo que o normal seria aproximadamente três graus em relação ao terreno. A velocidade era de 600 km/h.

Sobre a gravação dos dados das conversas, os últimos registros, segundo o Cenipa, são de mais de um ano antes do acidente. Os últimos áudios na memória do aparelho são datados de 23 de janeiro de 2013, feitas durante uma operação de manutenção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)