(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prazo para eleitor justificar ausência no 2º turno termina na sexta-feira

O eleitor que não estiver quite com a Justiça Eleitoral sofre algumas limitações, como a impossibilidade de emissão de documentos e de posse em cargo público


postado em 22/12/2014 10:57 / atualizado em 22/12/2014 11:14

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para para quem não votou e nem justificou a ausência no segundo turno das eleições deste ano regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor nesta situação deve procurar o cartório eleitoral mais próximo e apresentar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, acompanhado de documento que comprove a impossibilidade de comparecimento ao pleito (um atestado médico, por exemplo). A justificativa também pode ser enviada pelos Correios ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível para o eleitor em todos os cartórios eleitorais, também pode ser impresso pelo site do TRE-MG. O preenchimento deve ser feito com bastante atenção, já que, caso haja algum dado incorreto ou que não permita a identificação do eleitor, a justificativa não será considerada válida. É importante lembrar que a justificativa vale apenas para um turno e o prazo para justificar a ausência ao primeiro turno – 5 de outubro – terminou no dia 5 de dezembro.

Além do formulário preenchido e do documento que justifique a ausência, o eleitor também deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto. Aquele que não estiver quite com a Justiça Eleitoral sofre algumas limitações, como a impossibilidade de emissão de documentos e de posse em cargo público. O eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes a três turnos consecutivos pode ter o seu título cancelado.

Horários de atendimento nos cartórios

O eleitor que precisar comparecer às Centrais de Atendimento  em Belo Horizonte para justificar pode fazê-lo, até o dia 26 de dezembro, das 8h às 17h. No interior do Estado, o atendimento será das 13h às 17h.
Qualquer dúvida pode ser tirada por meio do Disque-Eleitor (148 ou 3291-0004), que atende no horário normal, das 7h às 19h. É importante lembrar que que não haverá expediente nos dias 24 e 25.

Eleitor no exterior


O eleitor que não votou no primeiro e/ou no segundo turno das Eleições 2014 porque estava no exterior tem o prazo de 30 dias, contados do seu retorno ao país, para justificar a ausência. Nesse caso, ele deve apresentar as passagens e/ou o passaporte, de modo a comprovar que estava fora do país nas datas dos pleitos.

Abstenções

No segundo turno das Eleições 2014, 12.012.050 (78,83%) eleitores mineiros compareceram às urnas, e a abstenção foi 21,17%. Em Belo Horizonte, 1.537.846 (80,55%) eleitores votaram, e a abstenção representou 19,45%. No Brasil, o comparecimento às urnas foi de 112.683.879 (78,89%) eleitores, enquanto o índice de abstenção ficou em 21,11%.
Outras informações pelo Disque-Eleitor (148).

Com informações do TRE-MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)