(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

População deu 10 mil sugestões para anteprojeto constitucional


postado em 22/12/2014 07:49 / atualizado em 22/12/2014 07:52

Fecundada no contexto da redemocratização do Brasil, a gestação da Constituição mineira durou cerca de três anos até o dia de sua promulgação, em 1º de setembro de 1989. Ela nasceu logo depois da Constituição Federal de 1988 e contou com a contribuição de técnicos, políticos e sociedade civil, num processo que até hoje emociona quem participou. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu cerca de 10 mil sugestões populares ao anteprojeto do texto constitucional.

“Foi a melhor experiência que já tive em minha vida parlamentar”, conta o deputado estadual Bonifácio Mourão (PSDB), que foi relator da Constituinte ainda

em seu primeiro mandato. Além de Antônio Genaro (PSC), Mourão é o único deputado constituinte em atividade na ALMG. Pelas mãos do parlamentar passaram milhares de propostas, das mais inovadoras às mais “estapafúrdias”.

Em seu sexto mandato, Mourão se recorda que uma das mais polêmicas pretendia implementar o Parlamentarismo em Minas Gerais. A proposta chegou até a fazer parte do texto da Constituição. “Outro deputado entrou com emenda para liberar o jogo do bicho”, lembra. Mas a mais inusitada, segundo o parlamentar, foi a proposta de emancipar 57 municípios em Minas, que também recebeu seu parecer contrário. “Lembro-me de que o Anastasia (Antonio Anastasia, senador eleito), que era nosso assessor, colocou a mão no rosto e disse: que horror!”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)