(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duas cidades de Minas escolheram novos prefeitos neste domingo

Ipiaçu e Jampruca tiveram que voltar às urnas após irregularidades que provocaram a cassaçaõ dos antigos prefeitos


postado em 07/12/2014 20:28 / atualizado em 07/12/2014 20:40

(foto: Elza Fiúza/ABr)
(foto: Elza Fiúza/ABr)

Os municípios de Ipiaçu, no Triângulo Mineiro, e de Jampruca, no Vale do Rio Doce, voltaram às urnas neste domingo e elegeram novos prefeito e vice, que ficam nos mandatos até 2016. Em Ipiaçu, Leandro Luis de Oliveira (PSD) e Fortunato Antunes de Oliveira (DEM), da Coligação "Unidos por uma Ipiaçu melhor", foram eleitos com 1.564 votos -51,60% dos votos válidos. Já em Jampruca, os novos prefeito e vice são Mizael Cabral de Lira (PMDB) e José Eustáquio Dias Ferraz (PT), da Coligação "Jampruca Voltada para o Futuro" (PMDB-PT), que receberam 2.159 votos , o que corresponder a 73,59% dos votos válidos. Em nenhum dos municípios houve registro de ocorrência policial relacionada ao pleito.

O município de Ipiaçu teve que realizar novas eleições porque o Tribunal Regional Eleitoral julgou procede a denúncia de compra de votos, abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos por parte do prefeito reeleito Urbino Capanema Júnior (PPS) e de seu vice Antônio Celso Oliveira Júnior (PP). A decisão foi por unanimidade.

No pleito deste domingo, Amilton Amaro Amorim (PR) e Dalyla Costa Amuy (SD), da Coligação "Com a força do povo", foram os segundos colocados, com 47,15% dos votos válidos. Compareceram às urnas 84,90% dos 3.616 eleitores aptos do município, representando um índice de 15,10% de abstenção. Foram registrados 11 votos em branco e 28 votos nulos. Das 12 urnas eletrônicas, apenas duas tiveram de ser substituídas por urnas de contingência.

Já em Jampruca, o motivo da realização das eleições suplementares foi a condenação pela corte eleitoral do prefeito e vice de Jampruca, Renato Vieira Cacique (PTB) e Adelmo Amâncio Carreiro (PPS), por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, além de compra de votos.

Ficaram em segundo lugar na cidade Geraldo Gomes da Silva e Maria de Fátima Mendes Oliveira, da Coligação "Juntos por uma Jampruca Melhor" (PRB-PP-DEM-PSDB) com 26,41% dos votos válidos. Votaram 76,47% dos 4.041 eleitores aptos, o que representou um índice de abstenção de 23,53%. Foram contabilizados 54 votos em branco e 102 votos nulos. Nenhuma das 13 urnas eletrônicas teve que ser substituída.

As eleições suplementares em Ipiaçu e Jampruca foram as segundas do ano de 2014. Em abril, os eleitores de São Sebastião da Vargem Alegre voltaram às urnas para eleger prefeito e vice. Após as eleições de 2012, em 2013, houve eleições suplementares em Biquinhas, Cachoeira Dourada, Diamantina, São João do Paraíso, Santana de Cataguases (eleição invalidada pelo TRE), Água Boa, Mathias Lobato, Montezuna e Santa Helena de Minas.
 
Em todo o Brasil, houve eleições suplementares em nove municípios neste domingo: Indiana (SP), Americana (SP), Jumirim (SP), Bento de Abreu (SP), Água Doce do Norte (ES), Jundiaí do Sul (PR), Bom Jesus de Goiás (GO), Ipiaçu (MG) e Jampruca (MG).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)