(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eleitores de duas cidades mineiras voltam às urnas para escolher novos prefeitos

Moradores de Ipiaçu e Jampruca escolhem novos prefeitos para substituir gestores que tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por desvio de recursos públicos


postado em 06/12/2014 06:00 / atualizado em 06/12/2014 07:21

Carros e motos particulares rodando com combustível pago pela prefeitura em Ipiaçu, no Triângulo Mineiro. Compra de votos e utilização de meios de comunicação para campanha em Jampruca, no Vale do Rio Doce. Resultado: os eleitores dos dois municípios terão que voltar às urnas amanhã para novas eleições para prefeito nas duas cidades. Os eleitos em 2012 para comandar as duas cidades, Urbino Capanema Júnior (PPS), em Ipiaçu, e Renato Vieira Cacique (PTB), em Jampruca, foram considerados responsáveis pela farra com dinheiro público em seus municípios e tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Para o relator no TRE do processo contra o prefeito de Ipiauçu, desembargador Geraldo Augusto, a ação apresentou fortes provas da compra de combustível para veículos de moradores da cidade. Carros usados na campanha também teriam sido abastecidos com recursos públicos. O relator concluiu que a “conduta ilícita dos recorridos ocasionou abalo à moralidade das eleições e mostrou ser de extrema relevância jurídica”. Em relação a Jampruca, a Justiça Eleitoral reconheceu “o uso da máquina administrativa municipal por meio de concessão de gratificações a servidores da prefeitura em troca de pedido de voto”.

Em Ipiaçu, três chapas estão na disputa: Leandro Luís de Oliveira (PSD) e Fortunato Antunes de Oliveira (DEM), pela coligação Unidos por uma Ipiaçu melhor; Amilton Amaro Amorim (PR) e Dalyla Costa Amuy (SD), pela coligação Com a força do povo; e Cesar Aparecido de Lima e Regis de Araújo Tomaz (ambos do PTB). Foram convocados 48 mesários para o pleito – os mesmos que trabalharam nas eleições gerais de outubro – em 12 seções de votação. Serão utilizadas 12 urnas eletrônicas e sete de contingência. Ipiaçu tem 3.592 eleitores. Nas eleições de 2012 para o cargo de prefeito, Urbino obteve 1.730 votos (53,28%), e o segundo colocado, Leandro de Oliveira, autor da denúncia contra o prefeito, recebeu 1.517 votos (46,72%).

Na cidade de Jampruca, disputarão o comando do Executivo municipal Mizael Cabral de Lira (PMDB) e José Eustáquio Dias Ferraz (PT), pela coligação Jampruca Voltada para o Futuro (PMDB-PT); e Geraldo Gomes da Silva e Maria de Fátima Mendes Oliveira, pela coligação Juntos por uma Jampruca Melhor (PRB-PP-DEM-PSDB). Cinquenta e dois mesários vão trabalhar em 13 seções eleitorais. Jampruca tem 4.030 eleitores. O prefeito cassado foi eleito com 50,27% dos votos.

País
No Brasil, nove municípios terão eleições suplementares amanhã. Além de Ipiaçu e Jampruca, voltam às urnas para escolher prefeito e vice os eleitores de Indiana (SP), Americana (SP), Jumirim (SP), Bento de Abreu (SP), Água Doce do Norte (ES), Jundiaí do Sul (PR) e Bom Jesus de Goiás (GO).

História repetida

Dez municípios de Minas Gerais já realizaram eleições municipais extemporâneas por irregularidades no pleito de 2012, quando foram eleitos prefeitos e vereadores: Biquinhas, Cachoeira Dourada, Diamantina, São João do Paraíso, em abril de 2013; Santana de Cataguases, em setembro de 2013; Água Boa, Mathias Lobato, Montezuma e Santa Helena de Minas, em dezembro de 2013; e São Sebastião da Vargem Alegre, em abril de 2014.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)