(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaccari se defende de denúncias durante evento do PT

Tesoureiro apontado como operador do partido no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras disse que "tudo o que foi arrecadado foi contabilizado"


postado em 28/11/2014 17:49 / atualizado em 28/11/2014 18:21

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, citado em depoimentos da Operação Lava Jato como operador do PT junto ao esquema de desvios da Petrobras, foi aplaudido duas vezes durante a reunião do diretório nacional do partido nesta sexta-feira, em Fortaleza.

Segundo relatos de participantes da reunião, que é fechada à imprensa, Vaccari tomou a palavra logo no início do encontro para se defender. Ao longo de 15 minutos ele tentou tranquilizar o partido dizendo que "tudo o que foi arrecadado foi contabilizado" formalmente nas contas do PT.

Vaccari, que teve os sigilos telefônico, fiscal e bancário quebrados pela CPI Mista da Petrobras, lembrou que isso não é uma novidade em sua vida, já que em 2010 a Justiça determinou a abertura de suas contas bancárias em uma investigação sobre irregularidades na Bancoop, a cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da qual foi diretor.

Quanto ao sigilo telefônico, Vaccari disse que a CPI só vai encontrar "ligações típicas de um tesoureiro de partido". "Eu sei o que fiz", disse ele. Vaccari foi aplaudido com entusiasmo pelos dirigentes petistas que lotavam o auditório de um hotel na capital cearense.

Na sequência, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, também fez uma defesa contundente do tesoureiro. Falcão disse que Vaccari é "uma pessoa séria" e que não existe "nada concreto" contra ele, apenas depoimentos de pessoas investigadas pela Lava Jato que aceitaram fazer acordos de delação premiada. "Nosso papel é defendê-lo", conclamou o presidente do PT. Mais uma vez a cúpula petista aplaudiu o tesoureiro em sinal de solidariedade com Vaccari.

O tesoureiro do PT foi apontado pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como operador do PT no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras investigado pela Lava Jato. Durante as investigações, a Polícia Federal encontrou uma planilha na qual a cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima, aparece como beneficiária de uma remessa de R$ 220 mil do doleiro. Vaccari já negou várias vezes ter participação no esquema investigado pela Lava Jato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)