(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLUNA

Uma radiografia de corpo inteiro


postado em 28/11/2014 07:59

Dá para se ter uma ideia do desarranjo nas contas públicas federais pelo anúncio de que haverá um período de transição entre a nova equipe econômica e o quase ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. E o termo usado no Palácio do Planalto, por incrível que pareça, é que os futurosministros farão uma espécie de auditoria para verificar o tamanho do buraco. No período de transição, os novos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, vão despachar praticamente na antessala da própria presidente Dilma Rousseff (PT). Eles vão trabalhar – na companhia do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que continua no cargo no segundo mandato – no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do gabinete de Dilma. Sinal de que haverá muita coisa para conversar.

Pelo jeito,amanobra de alterar os limites de desconto dos gastos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no cálculo do superávit primário é apenas a ponta do iceberg. E olha que a votação no Congresso ficou para a semana que vem. Pelo jeito, o governo tem déficit também na sua base parlamentar. Em especial no PMDB, por causa do deputado Eduardo Cunha (RJ), candidato à Presidência daCâmara dos Deputados – a contragosto do Planalto, diga-se de passagem.No mercado financeiro, o comentário é que Joaquim Levy e Nelson Barbosa terão grande dificuldade de resgatar a credibilidade sobre a real situação das contas públicas. A justificativa é a absoluta falta de transparência dos dados oficiais. O governo novo do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff começa antes por causa dos velhos problemas. E já chega precisando de remédio, provavelmente amargo, depois que a radiografia de corpo inteiro for feita.

Pegou pesado

“Com a indicação do Joaquim Levy, espero que os petistas parem de anunciar um suposto golpe da direita. Ela está bem representada no governo! Levy ‘mãos de tesoura’, como é chamado,é o queridinho dos mercados pois garante os cortes e o arrocho para assegurar os juros dos rentistas! Indicação do Levy é +1episódio do que eu chamei na campanha de ‘sujo falando do mal lavado’. Os irmãos siameses se ligam pelos banqueiros! Para a mídia,o estelionato eleitoral do PT é visto com alívio. Ainda bem que Dilma não é louca de fazer o que o povo quer, pensam eles! Levy na Fazenda: a vitória é da Bovespa”. Tweets de Luciana Genro, candidata a presidente pelo Psol, que teve 1,6 milhão de votos.

Começou mal

O deputado Marcos Montes (PSD-MG) bem que tentou promover um debate sério e profundo sobre o projeto que flexibiliza o porte de armas de fogo pela população, mas não teve jeito. Cerca de 200 pessoas, favoráveis e contrárias à mudança nas regras, fizeram manifestações barulhentas e calorosas e até com dose de humor. Teve vaia, mas também riso. Resultado: virou uma bagunça. Marcos Montes começou o debate dizendo que “esperava uma discussão saudável e coerente”. E foi nada saudável. Tanto que o deputado teve que convocar a Polícia Legislativa.

Aposta errada

Não peça ao deputado Amaury Teixeira (PT-BA) para preencher um volante de loteria para você. Não vai dar certo. Na quarta-feira, por volta das 17h, o petista vaticinava que a proposta de emenda constitucional (PEC) que aumenta os repasses para Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não seria aprovada por falta de quórum. “Se temos mais de 400 deputados inscritos na Casa, eu duvido que haja 300 em Brasília neste momento, porque diversos parlamentares já não estão na capital federal”, apostava Amaury Teixeira. Duas horas depois, às 19h, a PEC foi aprovada em segundo turno.

Terá recompensa?

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) perdeu a eleição na disputa pelo governo do Rio de
Janeiro para o governador reeleito Pezão (PMDB). Mas não saiu enfraquecido da disputa. Teve o apoio dividido da presidente Dilma Rousseff (PT) sem reclamar e pode ser recompensado por isso com cargo no governo federal. Além disso, pode colocar em sua conta a eleição de seis deputados do PR no Rio de Janeiro, inclusive sua filha Clarissa Garotinho (PR-RJ), uma vice-campeã nas urnas no estado. Teve nada menos que 335.061 votos. Só perdeu para Jair Bolsonaro (PP RJ),o mais votado do país.

De coração

“A conquista da Copa do Brasil pelo Clube Atlético Mineiro é o coroamento do trabalho em conjunto, da confiança, da competência e da determinação de atletas, comissão técnica e dirigentes. O título inédito, conquistado numa campanha heróica e vibrante, engrandece o estado de Minas Gerais - hoje, indiscutivelmente, onde se joga o melhore o mais bonito futebol do Brasil, tendo como resultado, este ano, os principais títulos nacionais. Parabéns à torcida atleticana pelo espetáculo de entusiasmo, confiança e alegria. Parabéns aos atletas, comissão técnica e diretoria pelo profissionalismo, espírito de equipe e garra”.O recado é do governador Alberto Pinto Coelho (PP), conselheiro do Galo. E, desta vez, de coração

Pingafogo

Exatamente um mês atrás, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoBRS) anunciou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDBAL), iria colocar em votação a renegociação das dívidas dos estados. Foi um vaticínio. O projeto já foi até sancionado.

Sobrou para o regimento da Assembleia Legislativa e para os colegas. O deputado estadual Wander Borges (PSB) soltou o verbo: “os deputados precisam ter mais responsabilidade no cumprimento das votações previstas na ordem do dia”.

Tudo por causa do projeto que institui o Dia Estadual de Combate aos Maus Tratos contra os Idosos, que está pronto no plenário e nunca é votado.

Pesou a memória do governador Eduardo Campos. O PSB proibiu seus filiados de terem cargo no governo da presidente Dilma Rousseff. Uma coisa é certa. Os socialistas, com essa atitude, pelo menos mantiveram a coerência política.

“Os representantes do mercado de capitais, reunidos na Anbima, saúdam a nova equipe econômica e colocam a associação à sua disposição para contribuir na construção de uma agenda ambiciosa para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.” Quem diria, hein, Dilma?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)