(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos morre em São Paulo


postado em 20/11/2014 08:42 / atualizado em 20/11/2014 12:51

(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã desta quinta-feira, em São Paulo. O advogado, de 79 anos, estava internado desde a última terça-feira, no Hospital Sírio-Libanês, e realizando tratamento de descompensação de fibrose pulmonar.

Bastos foi ministro do governo Lula entre 2003 e 2007 e atuou em casos de repercussão nacional, como o mensalão e o esquema envolvendo o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Atualmente Bastos defendia a Camargo Corrêa e a Odebrecht no escândalo da operação Lava Jato.

Márcio Thomaz Bastos trabalhou também na acusação dos assassinos do ambientalista Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.

Natural de Cruzeiro, no interior paulista, Bastos formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1958, tendo atuado no ramo do direito criminal. O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.

Bastos participou da Assembleia Nacional Constituinte, como presidente do Conselho Federal da OAB. Em 1990, após derrota de Lula nas eleições presidenciais, aproximou-se do PT. Ele também foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor (1990-1992). Em 1996, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), que é uma organização da sociedade civil.

Lamento

Em nota, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-ministro e afirmou que perdeu um "grande amigo". Segundo Dilma, Bastos foi um "defensor intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre". A presidente ainda ressalta no texto que, à frente do Ministério da Justiça, o Thomaz Bastos foi responsável "por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento", diz.

Dilma e o ex-presidente Lula confirmaram presença no velório de Bastos, que será Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 14h. O corpo do advogado será cremado amanhã, às 9h, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)