(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel vai começar a definir secretariado depois de viagem

Três deputados federais do PT estão cotados para integrar o futuro secretariado: Miguel Corrêa Junior, para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos; Odair Cunha, para a Secretaria de Governo; e Reginaldo Lopes, para a pasta da Educação


postado em 13/11/2014 06:00 / atualizado em 13/11/2014 08:35

O governador eleito Fernando Pimentel (PT), que está em viagem de descanso fora do país, retorna a Minas no fim de semana, quando deverá se reunir com aliados para discutir a formação de sua equipe de governo. A expectativa é de que parte do futuro secretariado seja anunciada no início da próxima semana. Além de discutir nomes, Pimentel também vai tratar de algumas mudanças que pretende fazer, como uma minirreforma administrativa no estado.

Entre as mudanças pretendidas, estã o desmembramento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em duas pastas: secretarias de Administração e Recursos Humanos e de Planejamento. Para o cargo de secretário de Administração e Recursos Humanos, o cotado é o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), que já exerceu o mesmo posto no governo Itamar Franco (1999/2002). Para o Planejamento, o nome mais indicado é do atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, que ontem pôs o cargo à disposição e possivelmente não continuará no governo federal. Outra alteração pretendida pelo governador eleito é a criação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, a ser ocupada pelo deputado federal Nilmário Miranda, que foi ministro na mesma área no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda existem dúvidas sobre como Pimentel vai proceder a reforma na estrutura de secretarias do estado: se será via projeto de lei a ser enviado à Assembleia ou se terá que recorrer à Lei Delegada, como fizeram os ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Antonio Anastasia (PSDB) no início de seus mandatos.

Três deputados federais do PT estão cotados para integrar o futuro secretariado: Miguel Corrêa Junior, para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos; Odair Cunha, para a Secretaria de Governo; e Reginaldo Lopes, para a pasta da Educação. O nome do deputado estadual André Quintão (PT) é cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). Foi oferecida a Paulo Guedes (PT), o deputado estadual mais votado na eleição deste ano, a Secretaria do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedinor), tendo em vista que a pasta atua nas áreas onde ele tem base eleitoral. Porém, Guedes alegou que prefere permanecer na Assembleia Legislativa e indicar um outro nome para a Sedinor. Ele ainda vai ter um novo encontro com Pimentel para tratar da questão. Outros nomes tidos como certos na equipe do governador eleito são Marco Antonio Rezende e José Afonso Bicalho, que deve assumir a Fazenda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)