(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVOS SECRETÁRIOS

Petistas já estão com os nomes na mesa para o secretariado do Governo de Minas

Secretariado de Fernando Pimentel começa a tomar forma, embora as negociações com partidos aliados ainda estejam em andamento. Até agora, PT domina indicações para o primeiro escalão


postado em 01/11/2014 06:00 / atualizado em 01/11/2014 07:28

Os petistas Odair Cunha e Nilmário Miranda estão bem cotados
Os petistas Odair Cunha e Nilmário Miranda estão bem cotados

As conversas entre o PT e os partidos aliados para a montagem do secretariado do governador eleito Fernando Pimentel (PT) ainda estão em andamento, mas alguns nomes começam a surgir para ocupar as 17 secretarias, além das autarquias, conselhos, empresas públicas e fundações. O nome do deputado estadual reeleito André Quintão (PT) já tinha sido ventilado, mas ainda sem posto definido. Segundo apurou a reportagem, ele é cotado para assumir a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Social. Os deputados federais Nilmário Miranda (PT), não reeleito, Miguel Correia (PT) e Odair Cunha (PT), ambos reeleitos, podem ser os novos secretários de Cultura, de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana e de Governo, respectivamente. Odair é presidente do PT estadual.


Mais um deputado federal eleito deve ser puxado pelo governo de Minas ou pelo Palácio do Planalto para garantir a entrada na Câmara dos Deputados do presidente do PCdoB no estado, Wadson Ribeiro, ex-secretario-executivo do Ministério do Esporte. O nome do dirigente comunista chegou a ser cotado para a pasta de Esportes, mas ele deve permanecer mesmo é no Parlamento. Wadson é o terceiro suplente, na frente dele estão ainda o presidente do Pros, Ademir Camilo, e Silas Brasileiro (PMDB), que também devem subir para a Câmara. Chegou a ser cogitada a possibilidade de o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), mais bem votado no estado, assumir uma pasta, mas a intenção do petista, um dos mais próximos de Pimentel, é permanecer em Brasília. Especulações dão conta de que ele pode ser o futuro ministro da Educação ou de Ciência e Tecnologia.


O vice-governador Antonio Andrade (PMDB) não deve assumir nenhum outro cargo, mas será o responsável pela interlocução entre o governo e o Poder Legislativo. Helvécio Magalhães, que foi secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, deve ser o próximo secretário da Saúde. Estão cotados José Afonso Bicalho para a Fazenda, e para a Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. Ambos ocuparam cargos semelhantes durante as gestões de Pimentel na Prefeitura de Belo Horizonte.


Miguel Correia pode ir para a Secretaria de Desenvolvimento Regional e André Quintão para o Trabalho(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Miguel Correia pode ir para a Secretaria de Desenvolvimento Regional e André Quintão para o Trabalho (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Outras indicações deverão ser a do procurador-geral do município na administração do petista, Marco Antonio Rezende, cujo cargo ainda não está definido, e de Marco Antonio Crocco para Planejamento e Gestão. O presidente do PRB, George Hilton, deputado federal reeleito, é outro possível integrante do secretariado petista. Para a área de comunicação um dos nomes certos é o da jornalista Nereide Beirão, que foi assessora-chefe de Comunicação de Pimentel na prefeitura e hoje é diretora de jornalismo na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).


Já no Legislativo, o PMDB deve mesmo ficar com o comando da Assembleia. O nome mais forte é do deputado Adalclever Lopes, mas também está na disputa Ivair Nogueira. O PT ficaria com a primeira secretaria, segundo cargo mais cobiçado na hierarquia do comando da Assembleia, uma espécie de prefeitura do Legislativo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)