(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começou a transição entre o atual e o futuro governo de MG


postado em 29/10/2014 06:00 / atualizado em 29/10/2014 07:29

Secretária Renata Vilhena coordena transição pelo governo de Minas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Secretária Renata Vilhena coordena transição pelo governo de Minas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Começou nessa terça-feira o trabalho de transição entre a equipe do governador eleito Fernando Pimentel (PT) e integrantes do governo de Minas. Em encontro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, as equipes discutiram um cronograma de reuniões para as próximas semanas, quando serão repassadas informações detalhadas sobre receitas e despesas da atual administração, informações sobre o funcionalismo, situação previdenciária no estado e gastos previstos em obras em andamento. O objetivo é dividir as reuniões por temas. A primeira reunião temática foi marcada para sexta-feira da semana que vem.

Por parte do governo de Minas, os trabalhos de transição são coordenados pela secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e pela secretária da Casa Civil, Maria Coeli. As duas foram escolhidas pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP) para atuar junto da equipe escolhida pelo próximo governador.

Nessa terça-feira, a reunião contou também com a presença do secretário da Fazenda, Leonardo Colombini. Na equipe de Pimentel, foram anunciados sete nomes. O coordenador da transição será Marco Antonio Rezende, ex-procurador da Prefeitura de BH durante a administração petista.

Integram também o grupo Helvécio Magalhães, Murilo Valadares e Paulo Moura – todos ex-secretários de Pimentel na PBH –, e ainda Eduardo Lima de Andrade, colaborador da campanha, Marco Aurélio Crocco, professor da UFMG e coordenador do programa de governo do comitê petista, e Marco Antonio Castelo Branco, ex-presidente da Usiminas e vice presidente da Fiemg.

INDEFINIÇÕES Com a reeleição de Dilma Rousseff, diminuíram as indefinições das últimas semanas sobre a composição da equipe que assumirá o secretariado mineiro em 2015. Como o estado teve o comando de três ministérios durante o primeiro mandato da petista no Planalto, as definições sobre os quadros para o governo de Minas dependeriam de alterações nos ministérios do próximo mandato de Dilma.

Segundo a legislação brasileira, os gestores públicos tem prazo de 10 dias após a proclamação do resultado da eleição para planejar a transição entre governos. O processo prevê o envio de informações sobre a gestão, com relatórios sobre a situação administrativa do Executivo, aos representantes do sucessor. Com os dados, a nova equipe de governo poderá planejar os primeiros 100 dias de governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)