(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente Dilma vence em 65% dos municípios menores

No total, a presidente reeleita ganhou em 3.527 municípios (63%) e perdeu em 2.043 (27%)


postado em 27/10/2014 11:01 / atualizado em 27/10/2014 11:08

O mapa do 2.º turno presidencial revela que Dilma Rousseff venceu em 65% das cidades com até 50 mil eleitores. Dos municípios com eleitorado acima disso, Aécio Neves (PSDB) ficou à frente na maioria (55%). No total, a presidente reeleita ganhou em 3.527 municípios (63%) e perdeu em 2.043 (27%).

A distribuição geográfica do voto mostra que, desde 2006, os candidatos do PSDB tendem a vencer no Sul, em São Paulo e em um corredor que passa pelo Centro-Oeste e por pedaços do Pará. Já os petistas ficam com o norte de Minas, a Região Nordeste e quase toda a Amazônia.

A representação cartográfica tradicional do voto, porém, pode levar a leituras equivocadas da realidade. Quando a cor do vitorioso toma toda a área do município ou Estado, oculta o desempenho do perdedor.

No 1.º turno, por exemplo, a vitória de Aécio em São Paulo tingiu o Estado de azul. Mas Dilma teve lá quase 6 milhões de votos, mais do que em qualquer dos Estados "vermelhos" do Nordeste.

Outro problema é a desconexão entre a área dos Estados e seu peso eleitoral. O Amazonas, por exemplo, tem 18% do território do País, mas só 1,5% dos eleitores. Já o Rio de Janeiro tem 0,5% da área do País e 8,5% do eleitorado. Em um mapa, porém, o impacto visual do Amazonas pintado com determinada cor é muito superior ao do Rio, apesar de haver quase seis vezes mais votantes fluminenses que amazonenses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)