(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TRE-RS suspende inserção de Tarso com piada de Sartori


postado em 23/10/2014 13:31 / atualizado em 23/10/2014 13:44

Porto Alegre - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul determinou a suspensão das inserções de rádio e TV da campanha do governador e candidato à reeleição pelo PT, Tarso Genro, que mostravam seu opositor, José Ivo Sartori (PMDB), fazendo piada com o piso nacional dos professores. Em uma decisão liminar, a propaganda deve ser retirada sob pena de multa de R$ 2 mil por inserção.

As inserções, usadas especialmente nas emissoras de maior audiência do Estado, mostravam uma fala de Sartori durante entrevista para o portal de notícias Terra, em que o candidato, ao tratar do piso nacional dos professores, brincava que o Magistério deveria buscar o piso no Tumelero - uma tradicional loja de construções gaúcha, porque "lá eles te dão um piso bom".

A coligação de Sartori alegou que inserção da campanha petista teria utilizado "recursos de computação gráfica, montagem, trucagem, inclusive buscando ridicularizar o candidato Sartori".

A propaganda fez uma edição da entrevista, cortando os cerca de 20 segundos finais em que Sartori, depois de fazer a piada, lembra que o atual governador havia prometido o pagamento e não cumpriu, deixando o Estado com um passivo que deve chegar a R$ 10 bilhões este ano.

A juíza auxiliar Lusmary Fátima Turelly da Silva, que concedeu a liminar, justificou a decisão alegando que a propaganda em questão utilizou "ferramentas expressamente vedadas em inserções" segundo a lei eleitoral.

A piada de Sartori foi um dos principais assuntos da campanha gaúcha nos últimos dias, com o vídeo logo se tornando viral na internet. O sindicato da categoria divulgou uma nota de repúdio ao candidato e a campanha de Tarso explorou o caso à exaustão. Sartori também fez uma nota pedindo desculpas e a repetiu pessoalmente em diversas entrevistas.

O peemedebista permanece bastante à frente de Tarso nas pesquisas de intenção de voto. O último levantamento Ibope mostra Sartori com 53% das intenções, contra 37% de Tarso Genro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)