SIGA O EM

Confederação Israelita Brasileira divulga nota de repúdio à declaração de Lula sobre nazismo

Em campanha no nordeste, ex-presidente disse que Aécio Neves e seu partido são responsáveis por injustiças e agressões, como as impostas por Adolf Hitler

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 23/10/2014 11:44 / atualizado em 23/10/2014 12:49

A Confederação Israelita Brasileira (Conib) divulgou nota repudiando a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou o PSDB e o candidato do partido à Presidência da República, Aécio Neves, aos nazistas. A declaração de Lula foi feita durante caminhada no Recife, na última segunda-feira, ao lado da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT).

“A Conib, com trajetória de inquebrantável compromisso com a democracia e o debate intenso de ideias, rejeita a banalização de um episódio trágico para a Humanidade, como o nazismo, responsável pelo Holocausto, com a morte de 6 milhões de judeus, e o assassinato de dezenas de milhões de outros inocentes, como ciganos, negros, homossexuais, comunistas, entre outros”, diz trecho da nota.

O presidente da Federação Israelita de Minas Gerais, Salvador Ohana, afirmou que a entidade endossa a nota da Conib. “Não foi uma colocação feliz do Lula. Uma disputa política ser comparada a uma atrocidade feita na segunda guerra mundial pelos nazistas”, disse. Ohana, no entanto, alertou que a manifestação das entidades de repúdio à declaração de Lula não pode ser confundida com apoio a uma das candidaturas. Ele destacou que a federação em Minas, a exemplo da Conib, é apartidária. “A comunidade em Minas Gerais tem simpatizantes para os dois candidatos”, afirmou.

Lula fez a comparação quando questionava o passado de Aécio, enquanto Dilma combatia a ditadura militar. "Onde estava o candidato, quando esta moça, aos 20 anos, estava colocando a vida em risco na luta pela liberdade deste país? Estava aprendendo a ser grosseiro, a ser mal-educado? (...) Se o Nordeste ouviu, se o Nordeste leu o preconceito contra nós, as injustiças.... parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da Segunda Guerra", afirmou Lula.

Leia íntegra da nota do Conib


“A Confederação Israelita do Brasil, representante da comunidade judaica brasileira e entidade apartidária, vem a público repudiar as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comparando ações do candidato presidencial Aécio Neves e seu partido, o PSDB, a “agressões nazistas”.

A Conib, com trajetória de inquebrantável compromisso com a democracia e o debate intenso de ideias, rejeita a banalização de um episódio trágico para a Humanidade, como o nazismo, responsável pelo Holocausto, com a morte de 6 milhões de judeus, e o assassinato de dezenas de milhões de outros inocentes, como ciganos, negros, homossexuais, comunistas, entre outros.

Entendemos o calor da campanha eleitoral e a intensidade da disputa, mas conclamamos à manutenção de padrões que sirvam à causa da democracia, e não ao aprofundamento de divisões em nossa sociedade. Defendemos enfaticamente o direito à crítica, inata ao processo democrático, mas temos a convicção de que comparar adversários de um embate eminentemente político e ideológico a nazistas distorce a História e corrói nossa democracia.

Desejamos ainda reiterar que não nos manifestamos em nome desta ou daquela candidatura ou partido político. A Conib é apartidária, porque representa a comunidade judaica brasileira, onde há militantes e simpatizantes das mais diversas correntes políticas. Manifestamo-nos, sim, em respeito à memória das vítimas do nazismo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Luiz
Luiz - 23 de Outubro às 15:06
heteros contra homossexuais, ricos contra pobres, magros contra gordos, altos contra baixos...quanto pior melhor. Assim qualquer esmola faz um sucesso danado. Não espero maravilhas do novo presidente, bem porque nosso sistema político força o toma lá dá cá, troca de favores, quitação de débitos ...
 
VAN
VAN - 23 de Outubro às 14:40
E se tiver alguma nota de repúdio à Federação Israelita Brasileira, pode me trazer que eu assino apoiando (o repúdio a esta Federação).
 
Letho
Letho - 23 de Outubro às 14:02
Uai, então quer dizer citações a Hitler só são permitidas com o consentimento e aprovação dos israelitas? Eita povinho folgado, arrogante e prepotente.