(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apoio de Marina a Aécio é novidade no cenário político


postado em 13/10/2014 00:12 / atualizado em 13/10/2014 07:30

Brasília – Para o cientista político Paulo Baía, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a adesão de Marina tem importância política. “O apoio foi uma novidade em termos de negociação em torno de um programa de governo, ao mesmo tempo excluindo do apoio uma aliança para governar. Então, essa novidade vai ser usada politicamente. Além disso, Aécio consegue mostrar que quase todos que fizeram

oposição à Dilma no primeiro turno estão unidos pela candidatura dele”, diz. Baía avalia ainda que o movimento de Marina a fortaleceu para novas candidaturas. “Sobretudo, porque ela faz um apoio programático”, reforçou.

Já o cientista político Denis Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, avalia que Marina demorou muito para anunciar o apoio a Aécio. “Nesse meio tempo, as pesquisas já estão mostrando a migração dos votos dela. De acordo com o Ibope, 64% dos que votaram nela vão votar no tucano; na Dilma, 18%; brancos, nulos e indecisos; 18%. Ou seja, se ela tivesse anunciado antes, talvez tivesse conseguido convencer parte desse percentual que foi para a petista. A decisão tem potencial para influenciar a parcela ainda indecisa”, comentou. Para ele, Marina ganha politicamente por ter tomado uma decisão. “Ela foi muito criticada por não ter lado no primeiro turno e, agora, decidiu. Fora isso, a neutralidade, opção que ela adotou em 2010, não acrescentou votos a ela este ano.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)