(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio e Dilma disputam espólio de Eduardo Campos em PE

Pernambuco é o sétimo maior colégio eleitoral do Brasil e segundo do Nordeste, com 6,5 milhões de eleitores


postado em 10/10/2014 10:49 / atualizado em 10/10/2014 11:32

São Paulo - Berço político do ex-governador Eduardo Campos, morto em um desastre aéreo em 13 de agosto, e terra natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pernambuco está no centro da disputa deste 2.º turno pelo Palácio do Planalto.

Sétimo maior colégio eleitoral do Brasil e segundo do Nordeste, com 6,5 milhões de eleitores, o Estado é visto pelos tucanos como o caminho mais viável para reduzir a grande vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) em uma das regiões mais populosas do País.

A petista terminou o 1.º turno com 16,3 milhões dos votos nordestinos, o que a ajudou a ficar em primeiro lugar no quadro geral da votação realizada no domingo. Já o tucano teve 4,2 milhões de votos na região e Marina Silva (PSB), 6,4 milhões.

Embora perca em número de eleitores para a Bahia (10 milhões) e fique muito próximo do Ceará (6,3 milhões), Pernambuco se transformou em palco privilegiado da disputa por ter dado 48% de seus votos a Marina, que está fora da corrida presidencial.

Os 2,3 milhões de votos da candidata do PSB no Estado - mais que o dobro dos 904 mil obtidos pela ex-ministra em 2010 - tornaram-se cobiçados não só pelo volume, mas por serem os com maior potencial de transferência em seu espólio. Marina cresceu na terra de Campos em função da proximidade com o ex-governador e da estrutura partidária do PSB pernambucano.

Esse simbolismo de Pernambuco faz lembrar a disputa por Ohio, na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2004. O sistema eleitoral americano elege o ocupante da Casa Branca por meio de delegados estaduais - quem tem mais eleitores num determinado local leva todos os votos.

Naquele ano, a campanha à reeleição do republicano George W. Bush enfrentava o democrata John Kerry em uma corrida acirrada. Ohio foi o Estado mais disputado e, de fato, foi decisivo no resultado final - no caso, para a recondução do republicano. Outra peculiaridade: nenhum candidato republicano conseguiu chegar à Casa Branca sem vencer em Ohio.

Retomada


Apesar de ter registrado no Estado seu pior desempenho, 6%, Aécio recebeu o apoio dos principais correligionários locais de Campos e neste sábado, 11, estará com a viúva do ex-governador. Assim, espera reverter o placar tão baixo - em 2010, o candidato do PSDB, José Serra, ficou com 17,4% dos votos.

Eleito governador no 1.º turno, Paulo Câmara coordenará a campanha de Aécio no 2.º turno ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Ambos são do PSB e afilhados políticos de Campos. A avaliação dos aecistas é que, com o apoio do grupo político do ex-governador e o de Marina, o candidato herde a maior parte desses eleitores. Pesquisas internas do PSDB mostram que Aécio já lidera a corrida eleitoral no Recife.

Já no PT o clima é de pessimismo. Após governar a capital do Estado por três mandatos e contribuir para seguidas vitórias de Lula e Dilma, o PT de Pernambuco se esfacelou. No domingo o partido não conseguiu eleger um deputado federal sequer no Estado. Uma facção do partido chegou a abandonar a orientação nacional para apoiar o PSB.

Segundo a presidente do diretório estadual do PT pernambucano, Teresa Leitão, a expectativa é de que a maior parte dos votos de Marina migre para Aécio. O PT nomeou o senador Humberto Costa para coordenar a campanha de Dilma no Estado, mas até agora a direção nacional ainda não sinalizou quais serão as diretrizes da estratégia local.

Enquanto aguarda uma indicação de rumo, o partido tenta se mobilizar. Depois de garantir o apoio formal do candidato derrotado ao governo, Armando Monteiro (PTB), e do PC do B, o PT marcou duas reuniões para hoje, com o objetivo de mobilizar dirigentes, prefeitos, vereadores e demais parlamentares do partido e legendas aliadas para se engajarem na campanha de Dilma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)