(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça Eleitoral em Minas quer recolher material de campanha para não sujar as ruas

Não é obrigatório aos partidos e candidatos entregarem o material, mas a medida faz parte de iniciativa do TRE/MG para incenticar uma campanha eleitoral limpa


postado em 02/10/2014 10:11 / atualizado em 02/10/2014 11:17

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) pediu aos comitês dos candidatos que entreguem o material de campanha no próximo sábado, véspera das eleições-, para evitar sujeira nas ruas. O TRE informou que a partir das 18h, os partidos políticos, coligações e candidatos poderão entregar os materiais gráficos em unidades do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte para que tenham uma destinação ambientalmente correta.

Os santinhos, cartazes, e demais peças gráficas poderão ser devolvidos voluntariamente até as 18h do domingo, dia 5 de outubro. A iniciativa envolve a campanha Sujeira Não é Legal, projeto do TRE/MG que incentiva uma campanha eleitoral limpa, segura e transparente e tem a parceria do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Cemig.

O desembargador Geraldo Augusto, presidente do TRE, encaminhou nesta quinta-feira ofício aos partidos e candidatos informando sobre a iniciativa e dos seus objetivos: “evitar o descarte irregular de material de campanha e a distribuição de propaganda no dia das eleições”.  O material recolhido será encaminhado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopemar), que atualmente é a entidade credenciada pelo TRE para recolhimento de material para reciclagem, e ficará encarregada de promover a devida utilização sustentável das peças. Dessa forma, espera-se evitar o acúmulo de material de campanha na cidade, diminuindo os danos ao cidadão e ao meio ambiente.

A iniciativa não é restrita à capital. Está sendo feita, também, recomendação aos juízes eleitorais do interior para que seja promovida a devolução dos materiais de campanha voluntariamente pelos candidatos, partidos e coligações. O Corpo de Bombeiros prontificou-se a realizar o mesmo trabalho de recebimento que será feito em Belo Horizonte, e a destinação ambientalmente correta para o material entregue deve ser definida por cada zona eleitoral.

Em 2012, o TRE teve iniciativa semelhante no segundo turno das eleições para prefeito, que ocorreu em quatro cidades de Minas (Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros, Uberaba). Mais de oito toneladas de material gráfico foram entregues pelos candidatos, na véspera das eleições.

Com informações do TRE/MG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)