(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

STF suspende ação contra militares

Com a decisão, depoimentos dos militares, que estavam marcados para as próximas semanas, não irão mais ser tomadas


postado em 30/09/2014 00:12 / atualizado em 30/09/2014 07:38

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki atendeu a um pedido dos militares acusados da morte e desaparecimento do deputado Rubens Paiva, em janeiro de 1971, e suspendeu uma ação penal que tramitava contra eles na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Com a decisão, depoimentos dos militares, que estavam marcados para as próximas semanas, não irão mais ser tomadas. O despacho de Teori ainda determina que o caso seja enviado ao Ministério Público Federal. Após o parecer dos procuradores, o ministro poderá rever sua decisão ou levar o assunto ao plenário do STF, que pode manter a suspensão do processo ou derrubá-la.

A ação penal para apurar o desaparecimento de Paiva foi reaberta no último dia 10. Numa decisão inédita, a Justiça Federal do Rio entendeu que os delitos praticados por militares durante a ditadura (1964-1985) deveriam ser considerados como crime contra a humanidade. Ou seja, não poderiam ser perdoados pela Lei da Anistia.

De acordo com a denúncia que levou à reabertura do caso, o general José Antônio Nogueira Belham, ex-comandante do Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 1º Exército na época, e o ex-integrante do Centro de Informações do Exército, Rubens Paim Sampaio, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado. A pena, se condenados, é de 37 anos e meio de prisão.

O coronel reformado Raymundo Ronaldo Campos e os militares Jurandy e Jaci Ochsendorf são acusados de ocultação de cadáver, fraude processual e associação criminosa armada. As penas para os três crimes, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão, de acordo com o MPF. O Ministério Público Federal ainda pede na denúncia que os militares deixem de receber suas aposentadorias e que os órgãos militares retirem medalhas e condecorações obtidas por eles ao longo da carreira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)