(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio diz que PT acaba com a credibilidade do IBGE

O tucano disse que "na ânsia de se manter no poder, o governo não hesita sequer em colocar em xeque instituições que são guardiãs da memória e da sociedade brasileira"


postado em 19/09/2014 20:19 / atualizado em 19/09/2014 20:40

Ao comentar o erro assumido nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, classificou de "impressionante o dano que o governo federal vem causando às instituições do País". Em nota encaminhada pela assessoria do tucano, o candidato diz que "na ânsia de se manter no poder, o governo não hesita sequer em colocar em xeque instituições que são guardiãs da memória e da sociedade brasileira".


No início da noite desta sexta-feira, o IBGE confirmou "erros extremamente graves" em dados de sete Estados na Pnad, divulgados na quinta-feira, 18. Com a correção dos dados e alterações no índice de Gini - o indicador que mede a concentração de renda no País - , a desigualdade social teria apresentado queda discreta em 2013.

Na nota, Aécio relembra o erro recente na pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quando levantamento sobre violência contra mulheres também precisou ser corrigido. Nas palavras do senador, a "pressão do governo sobre os pesquisadores e demais profissionais de institutos como o IBGE e Ipea e o sucateamento desses acabam colocando em dúvida todos os dados apresentados, inclusive, e sobretudo, os positivos". "Os erros não são pequenos. É o governo do PT acabando com a credibilidade de nossas mais sérias e conceituadas instituições", afirmou Aécio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)